Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Segurança e Proteção

Fechadura para casa na praia: como escolher a melhor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem tem uma casa na praia já sabe: os efeitos da maresia e a oxidação podem ser um desafio na manutenção da residência. E isso vale também para as fechaduras, especialmente aquelas que ficam na parte externa e são mais expostas ao clima litorâneo.

 

Mas, afinal, como escolher a melhor fechadura para regiões litorâneas? Se você tem essa dúvida, pode comemorar! Neste conteúdo, vamos esclarecer tudo sobre o tema e te dar dicas infalíveis para escolher a fechadura perfeita para a sua casa na praia! Vamos nessa? 



Como escolher uma fechadura para o litoral? 


A primeira coisa que você deve ter em mente quando for comprar as fechaduras para a sua casa na praia é: elas precisam ser resistentes. Esse é um aspecto muito importante, porque o clima litorâneo oxida e corrói mais facilmente os materiais feitos de metal.

 

E isso acontece por conta dos sais presentes no mar. Sempre que as ondas quebram, elas espalham a maresia e diversas gotículas de água salgada são dispersas no ar. Quando o sal e a umidade entram em contato com o metal, começa o processo de enferrujamento. Portanto, quanto mais próxima a sua casa for da praia, mais manutenção você precisa fazer. 


Ainda assim, se você escolher uma fechadura adequada para o litoral, menos preocupação terá. Vamos às dicas para escolher o modelo certo para a sua casa? 


Fique atento ao índice de proteção (IP)


No momento em que for comprar a sua fechadura para praia, verifique o IP do produto. Esse é um índice que demonstra a proteção contra a entrada de poeira e água. Ou seja, ele informa o nível de eficácia da vedação que o produto tem contra corpos estranhos.

 

Quanto mais alta for a classificação IP da sua fechadura, mais alta será a sua resistência contra os danos da maresia.

 

Prefira materiais resistentes à corrosão


Com o passar do tempo, é praticamente inevitável que a sua fechadura sofra com problemas de desgaste. Mas se você escolher bem o material do produto, terá certeza de que ele terá uma durabilidade muito maior.

 

As fechaduras são feitas principalmente de ferro, bronze, latão, alumínio e aço inox. Para as casas na praia, o melhor é optar por aço inox, pois é o material mais resistente contra o clima litorâneo.

 

Fechaduras para a área externa precisam ser ainda mais fortes


A sua casa na praia precisa de uma fechadura para portas de entrada, áreas externas, garagens ou portões? Então quanto mais resistente for o modelo, melhor. Invista em opções que apresentem um IP alto e que sejam, preferencialmente, feitas de aço inox.


Cuidados e manutenção


Independentemente do material escolhido para a sua fechadura, é importante lembrar que ela precisa de manutenção. Cada modelo demanda cuidados específicos, mas todos eles precisam de três cuidados fundamentais: instalação correta, limpeza e lubrificação.

 

Tomando estes cuidados, é possível aumentar a vida útil da sua fechadura e evitar a corrosão dos materiais. Entenda como realizar cada etapa nos tópicos a seguir!

 

Faça a instalação correta


O primeiro cuidado necessário para aumentar a vida útil da sua fechadura é fazer a instalação correta. O ideal é que você contrate um profissional para o serviço, mas caso queira realizá-lo por conta própria, siga atentamente às instruções do manual.

 

Limpe a fechadura com frequência


Em geral, a sua fechadura precisa de limpeza a cada seis meses. Mas em casas de praia, especialmente aquelas que ficam a poucas quadras da beira-mar, a higienização deve ser mais frequente. 


O processo é bem simples e você só vai precisar de uma flanela de algodão, sabão neutro e água. Para começar, umedeça a flanela na água e passe um pouco de sabão sobre ela. Limpe bem a fechadura, dando atenção especial aos pequenos vincos que podem acumular mais areia e poeira. Depois disso, basta enxugar a fechadura com um pano umedecido.

 

Nunca utilize produtos químicos ou abrasivos, como esponja de aço, solventes e soluções à base de cloro para limpar a sua fechadura. Esses itens podem aumentar a corrosão dos materiais, levando à necessidade de troca da peça. 

 

Não esqueça da lubrificação

Depois de higienizar a fechadura corretamente, é chegada a hora de lubrificá-la. Para isso, borrife spray lubrificante (micro-óleo) na entrada da chave. Tome cuidado para não exagerar na dose.

 

Você também pode fazer o processo aplicando duas gotas de óleo mineral na sua chave e depois introduzindo-a na fechadura.

 

Algumas pessoas costumam aplicar desengripantes para essa manutenção, mas isso não é recomendado. Com o passar do tempo, o produto se dissolve e a fechadura volta a ficar seca, causando travamentos na hora de inserir a chave.

 

Também é preciso evitar o uso de grafite em pó, pois ele ocasiona travamentos no longo prazo e reduz a vida útil da peça.

 

E eu não fizer a manutenção da fechadura?


Limpeza e lubrificação periódicas são tipos de manutenção preventiva. Ou seja, são cuidados tomados para evitar problemas na sua fechadura.

 

Quando você não realiza essa manutenção, acaba reduzindo a vida útil da sua fechadura. Com o passar do tempo, ela começará a apresentar mau funcionamento, travando as chaves cada vez mais, até que precise ser trocada.

 

Portanto, a manutenção da fechadura se torna uma forma de economizar dinheiro e evitar imprevistos. 

 

Pintura de portas e portões: saiba como proteger a fechadura

 

Sempre que for pintar as portas ou portões da sua casa na praia, é melhor desinstalar as fechaduras. A outra opção seria tentar isolá-la com fitas como a crepe, mas elas não impedem totalmente a passagem da tinta. E quando isso acontece, a sua fechadura fica manchada e pode até parar de funcionar.

 

Ou seja, o ideal é prevenir problemas e desinstalar a fechadura. Assim que a tinta estiver seca, você pode instalar novamente e seguir utilizando-a em perfeito estado, sem dores de cabeça. 


Publicado por Soprano, dia 17/01/2024

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Institucional

04 de Julho, 2024

Soprano é uma das vencedoras do prêmio Top Móbile, principal reconhecimento do setor moveleiro no Brasil

Pela segunda vez consecutiva, conquistamos o 1º lugar na categoria de Fechaduras para Mobiliários na 19ª edição do prêm...

Continuar lendo
Institucional

27 de Junho, 2024

Soprano é finalista do prêmio Top Móbile na categoria Fechaduras para Mobiliários

Somos uma das marcas finalistas da edição 2024 do Prêmio Top Móbile, reconhecido como o principal do setor moveleiro n...

Continuar lendo
Institucional

20 de Junho, 2024

Soprano participará da 10ª ForMóbile, em São Paulo

Estaremos presentes na 10° edição da ForMóbile, entre os dias 2 e 5 de julho em São Paulo. Durante os quatro dias de f...

Continuar lendo