Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Segurança e Proteção

Fechadura para casa na praia: como escolher a melhor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem tem uma casa na praia já sabe: os efeitos da maresia e a oxidação podem ser um desafio na manutenção da residência. E isso vale também para as fechaduras, especialmente aquelas que ficam na parte externa e são mais expostas ao clima litorâneo.

 

Mas, afinal, como escolher a melhor fechadura para regiões litorâneas? Se você tem essa dúvida, pode comemorar! Neste conteúdo, vamos esclarecer tudo sobre o tema e te dar dicas infalíveis para escolher a fechadura perfeita para a sua casa na praia! Vamos nessa? 



Como escolher uma fechadura para o litoral? 


A primeira coisa que você deve ter em mente quando for comprar as fechaduras para a sua casa na praia é: elas precisam ser resistentes. Esse é um aspecto muito importante, porque o clima litorâneo oxida e corrói mais facilmente os materiais feitos de metal.

 

E isso acontece por conta dos sais presentes no mar. Sempre que as ondas quebram, elas espalham a maresia e diversas gotículas de água salgada são dispersas no ar. Quando o sal e a umidade entram em contato com o metal, começa o processo de enferrujamento. Portanto, quanto mais próxima a sua casa for da praia, mais manutenção você precisa fazer. 


Ainda assim, se você escolher uma fechadura adequada para o litoral, menos preocupação terá. Vamos às dicas para escolher o modelo certo para a sua casa? 


Fique atento ao índice de proteção (IP)


No momento em que for comprar a sua fechadura para praia, verifique o IP do produto. Esse é um índice que demonstra a proteção contra a entrada de poeira e água. Ou seja, ele informa o nível de eficácia da vedação que o produto tem contra corpos estranhos.

 

Quanto mais alta for a classificação IP da sua fechadura, mais alta será a sua resistência contra os danos da maresia.

 

Prefira materiais resistentes à corrosão


Com o passar do tempo, é praticamente inevitável que a sua fechadura sofra com problemas de desgaste. Mas se você escolher bem o material do produto, terá certeza de que ele terá uma durabilidade muito maior.

 

As fechaduras são feitas principalmente de ferro, bronze, latão, alumínio e aço inox. Para as casas na praia, o melhor é optar por aço inox, pois é o material mais resistente contra o clima litorâneo.

 

Fechaduras para a área externa precisam ser ainda mais fortes


A sua casa na praia precisa de uma fechadura para portas de entrada, áreas externas, garagens ou portões? Então quanto mais resistente for o modelo, melhor. Invista em opções que apresentem um IP alto e que sejam, preferencialmente, feitas de aço inox.


Cuidados e manutenção


Independentemente do material escolhido para a sua fechadura, é importante lembrar que ela precisa de manutenção. Cada modelo demanda cuidados específicos, mas todos eles precisam de três cuidados fundamentais: instalação correta, limpeza e lubrificação.

 

Tomando estes cuidados, é possível aumentar a vida útil da sua fechadura e evitar a corrosão dos materiais. Entenda como realizar cada etapa nos tópicos a seguir!

 

Faça a instalação correta


O primeiro cuidado necessário para aumentar a vida útil da sua fechadura é fazer a instalação correta. O ideal é que você contrate um profissional para o serviço, mas caso queira realizá-lo por conta própria, siga atentamente às instruções do manual.

 

Limpe a fechadura com frequência


Em geral, a sua fechadura precisa de limpeza a cada seis meses. Mas em casas de praia, especialmente aquelas que ficam a poucas quadras da beira-mar, a higienização deve ser mais frequente. 


O processo é bem simples e você só vai precisar de uma flanela de algodão, sabão neutro e água. Para começar, umedeça a flanela na água e passe um pouco de sabão sobre ela. Limpe bem a fechadura, dando atenção especial aos pequenos vincos que podem acumular mais areia e poeira. Depois disso, basta enxugar a fechadura com um pano umedecido.

 

Nunca utilize produtos químicos ou abrasivos, como esponja de aço, solventes e soluções à base de cloro para limpar a sua fechadura. Esses itens podem aumentar a corrosão dos materiais, levando à necessidade de troca da peça. 

 

Não esqueça da lubrificação

Depois de higienizar a fechadura corretamente, é chegada a hora de lubrificá-la. Para isso, borrife spray lubrificante (micro-óleo) na entrada da chave. Tome cuidado para não exagerar na dose.

 

Você também pode fazer o processo aplicando duas gotas de óleo mineral na sua chave e depois introduzindo-a na fechadura.

 

Algumas pessoas costumam aplicar desengripantes para essa manutenção, mas isso não é recomendado. Com o passar do tempo, o produto se dissolve e a fechadura volta a ficar seca, causando travamentos na hora de inserir a chave.

 

Também é preciso evitar o uso de grafite em pó, pois ele ocasiona travamentos no longo prazo e reduz a vida útil da peça.

 

E eu não fizer a manutenção da fechadura?


Limpeza e lubrificação periódicas são tipos de manutenção preventiva. Ou seja, são cuidados tomados para evitar problemas na sua fechadura.

 

Quando você não realiza essa manutenção, acaba reduzindo a vida útil da sua fechadura. Com o passar do tempo, ela começará a apresentar mau funcionamento, travando as chaves cada vez mais, até que precise ser trocada.

 

Portanto, a manutenção da fechadura se torna uma forma de economizar dinheiro e evitar imprevistos. 

 

Pintura de portas e portões: saiba como proteger a fechadura

 

Sempre que for pintar as portas ou portões da sua casa na praia, é melhor desinstalar as fechaduras. A outra opção seria tentar isolá-la com fitas como a crepe, mas elas não impedem totalmente a passagem da tinta. E quando isso acontece, a sua fechadura fica manchada e pode até parar de funcionar.

 

Ou seja, o ideal é prevenir problemas e desinstalar a fechadura. Assim que a tinta estiver seca, você pode instalar novamente e seguir utilizando-a em perfeito estado, sem dores de cabeça. 


Publicado por Soprano, dia 17/01/2024

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Faça você mesmo

25 de Abril, 2024

Torre de tomada, Carregador sem fio e Tomada USB: Itens que Trazem Mais Praticidade para Sua Casa

Em um mundo onde a tecnologia ocupa um papel central em nossas vidas, a necessidade de soluções práticas para energizaç...

Continuar lendo
Segurança e Proteção

30 de Novembro, 2023

Seu Dia + Soprano aproxima clientes em lojas do setor moveleiro

A unidade de Componentes para Móveis da Soprano promove, desde junho, uma ação para se aproximar ainda mais dos profiss...

Continuar lendo
Lançamentos

23 de Novembro, 2023

Fechadura Digital Invisível para móveis: tecnologia, praticidade e design clean

A Soprano é a marca mais lembrada em fechaduras para mobiliário e isso nos incentiva a estarmos sempre atentos ao aprim...

Continuar lendo