GOVERNANÇA CORPORATIVA
Conceito e Princípios
A Governança corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral.
Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.
Fonte: IBGC, Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, 2023, 6º edição.
Integridade: Praticar e promover o contínuo aprimoramento da cultura ética na organização, evitando decisões sob influência de conflitos de interesses, mantendo a coerência entre discurso e ação e preservando a lealdade à organização e o cuidado com suas partes interessadas, com a sociedade em geral e com o meio ambiente.
Transparência: Disponibilizar, para as partes interessadas, informações verdadeiras, tempestivas, coerentes, claras e relevantes, sejam elas positivas ou negativas, e não apenas aquelas exigidas por leis ou regulamentos. Essas informações não devem restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os fatores ambiental, social e de governança. A promoção da transparência favorece o desenvolvimento dos negócios e estimula um ambiente de confiança para o relacionamento de todas as partes interessadas.
Equidade: Tratar todos os sócios e demais partes interessadas de maneira justa, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas, como indivíduos ou coletivamente. A equidade pressupõe uma abordagem diferenciada conforme as relações e demandas de cada parte interessada com a organização, motivada pelo senso de justiça, respeito, diversidade, inclusão, pluralismo e igualdade de direitos e oportunidades.
Responsabilização (accountability): Desempenhar suas funções com diligência, independência e com vistas à geração de valor sustentável no longo prazo, assumindo a responsabilidade pelas consequências de seus atos e omissões. Além disso, prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, cientes de que suas decisões podem não apenas responsabilizá-los individualmente, como impactar a organização, suas partes interessadas e o meio ambiente.
Sustentabilidade: Zelar pela viabilidade econômico-financeira da organização, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e operações, e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, natural, reputacional) no curto, médio e longo prazos. Nessa perspectiva, compreender que as organizações atuam em uma relação de interdependência com os ecossistemas social, econômico e ambiental, fortalecendo seu protagonismo e suas responsabilidades perante a sociedade.
Estrutura
Governança Corporativa
Conselho de
Administração
e Comitês de Assessoramento
Protege e valoriza o patrimônio tangível e intangível da Soprano, zela pelo propósito da organização, considerando sua viabilidade de longo prazo e os impactos decorrentes de suas atividades, produtos, serviços na sociedade, no ambiente e em suas partes interessadas.
Gustavo Miotti
Presidente do Conselho de Administração
Leonardo Miotti
Vice-Presidente do Conselho de Administração
Gustavo Zanchi
Conselheiro
Airton Luiz Rohde
Conselheiro
Rodrigo Miotti
Membro Comitê de Pessoas
Luiz Antonio Boff
Membro Comitê Auditoria & Riscos
Saulo Bonassi
Membro Comitê Estratégia & Inovação
José Rubens de la Rosa
Membro Comitê Estratégia & Inovação
Paulo Roberto Sachett
Membro do Comitê de Auditoria & Riscos
Cyro Gazola
CEO
GOVERNANÇA
Coorporativa
Comitê de Auditoria & Riscos
Apoia o conselho de administração pelo zelo, análise e gestão de informações, controles projeções, gestão de riscos, compliance e legislação. Apoia com segurança o processo decisório do CA como um todo.
Comitê de Pessoas
Apoia o conselho de administração na Cultura Organizacional, no crescimento da lideranças e na evolução da empresa.
Comitê de Estratégia e Inovação
Apoia o conselho de administração no acompanhamento da execução do planejamento estratégico, direcionamento e acompanhamento da estratégia de negócios, investimentos e gestão das marcas e Inovação.
Comitê de Solidariedade
Apoia os acionistas e a gestão de forma pontual nas ações de solidariedade frente aos impactos climáticos ocorridos no Estado do Rio Grande do Sul, ajudando na reconstrução de comunidades e escolas em situação de vulnerabilidade ou necessidade.
Comitê de Ética
Apoia o Conselho e a Gestão de forma colegiada com a função principal de zelar pelo cumprimento de princípios éticos nas ações, decisões e condutas, alicerçado no compromisso com o desenvolvimento ético e responsável em todas as relações do Grupo Soprano.
Comitê ESG
Como órgão de apoio à Gestão, com a responsabilidade de assegurar que as práticas da Soprano estejam alinhadas com as diretrizes estabelecidas pela Política ESG e sua integração com a estratégia de negócio.