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Conheça dicas imperdíveis para organizar seu estoque de materiais elétricos

Tempo de leitura: 4 minutos

Manter o estoque organizado para contribuir com um atendimento rápido e eficiente ao cliente é o desafio para muitos negócios. Porém, para as lojas de materiais elétricos e de construção, esse trabalho deve ser ainda mais minucioso.


Isso porque estamos falando de um ramo onde é possível oferecer uma imensa variedade de produtos, com dimensões, materiais e preços variáveis. Ou seja, organização é um trabalho fundamental para o seu sucesso.


Mas por que se preocupar com a organização do estoque?


Trata-se de uma ação estratégica para o lojista já que resulta em diversos benefícios. Sem organização, o seu estoque terá saído do controle e produtos começarão a faltar ou encalhar. Por isso, uma gestão de estoque adequada impacta positivamente:


- em potencializar seus recursos: monitorar o que você tem em estoque permite identificar e prever rapidamente a quantidade ideal de materiais que devem ser armazenadas no seu espaço, sem que existam produtos excedentes ou em falta. Além disso, um estoque bem planejado ajuda na organização do capital de giro;


- na redução de prejuízos: o controle e a organização do estoque da sua loja permitirá uma análise do perfil do seu negócio. Você deverá saber quais são os itens que mais saem, os que precisam de um empurrãozinho para serem vendidos, entre outros dados. O planejamento contribuirá também na identificação de possíveis desperdícios de materiais, seja por excesso de compra ou por armazenamento incorreto. E você sabe que mercadoria parada, sem giro, representa em dinheiro parado, não é?


- na satisfação do seu cliente: não ter produtos essenciais em estoque, principalmente aqueles que são básicos para os eletricistas, impactam negativamente na imagem da sua loja. Um estoque organizado possibilita que situações como essa não ocorram e possam contribuir na confiança do público e possibilitar novas vendas no futuro.


Então, como está o estoque da sua loja? Você já deixou de vender um produto relevante ao seu cliente por não tê-lo disponível para venda?


Preparamos valiosas dicas para você começar a partir de hoje a organizar o seu estoque de maneira eficaz e impulsionar suas vendas.


Reconheça o estoque e crie processos

Muitos comerciantes deixam essa função em segundo plano. Mas tão importante quanto acompanhar as vendas ao consumidor que vai até a sua loja é reconhecer a relevância do estoque. Você precisa saber tudo que entra e sai da sua loja.


A ideia é que você estabeleça processos. Fique sempre atento na compra dos produtos com fornecedores, com a entrega da mercadoria e na organização dos itens no estoque. Você pode armazená-los conforme o perfil da sua loja, mas priorize as mercadorias que mais saem, com características diferenciadas no mercado, entre outros segmentos.


Com organização na gestão do armazenamento dos itens para vendas como sua aliada, você não corre o risco de ficar sem produtos, principalmente aqueles de alto giro, que representam retorno rápido no investimento.


Esses são passos chave para impactar positivamente no aumento nas vendas, já que você poderá entregar o produto tão logo o cliente estiver precisando para dar andamento aos seus projetos.


Defina quantidades

Outra informação importante é sobre quantidades. Ter um item de determinado disjuntores, por exemplo, é muito ou pouco? E os acessórios ou materiais para instalação? Certamente isso dependerá de cada período, do perfil do seu público, dos fornecedores, entre outros.


Para ajudar no equilíbrio entre compras e saídas, entenda qual o giro de estoque de determinado modelo de interruptor e tomada, por exemplo. Analise qual o preço pago e qual seria a economia em caso de pedidos de quantidades maiores. Considere também o prazo de entrega de seu fornecedor e a distribuição para o seu cliente.


Tenha uma rotina de reposição

Não adianta ter muitos itens do que vende pouco. E sem reposição, o que vende muito logo irá faltar. Por isso um bom estoque também passa por um bom fornecedor. São eles que permitem negociar prazos de pagamento e de entrega, ou seja, grandes parceiros para reduzir os riscos de ficar sem produtos na sua loja.


Com a organização do estoque, você também poderá implementar uma rotina de reposição de itens, antecipando pedidos previsíveis e sem deixar tudo para última hora.


Outra dica é não ter um único fornecedor para um grupo de mercadorias. Se houver algum imprevisto e a entrega não for feita, você poderá perder vendas sem os produtos necessários em estoque.


Gostou das nossas dicas? Nosso objetivo é que você trabalhe para conseguir proporcionar o produto certo e no tempo exato para o consumidor com os produtos que você tem no seu estoque.


Quer saber mais? Clicando aqui você pode conhecer um amplo portfólio de produtos da linha de materiais elétricos.


Publicado por Soprano, dia 06/03/2020

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