Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Casa

Pistão para móveis: saiba como escolher o modelo certo

Tempo de leitura: 8 minutos

Você já deve ter visto o pistão para móveis em portas de móveis basculantes, mas talvez os tenha confundido com o “pistão a gás”. Esse equívoco é bastante comum, pois existem diversos tipos de modelo que, de fato, são a gás. No entanto, há outras versões, como os de força inversa, que são a óleo. 

 

Por isso, é importante entender mais sobre pistão para móveis. Além de evitar esse tipo de confusão, você orienta seu consumidor em relação a instalação, diferença entre modelos e cargas suportadas.

 

Para facilitar esse processo, a Soprano reuniu em um só lugar as respostas para as principais dúvidas sobre esse tema. Confira!



O que é pistão para móveis


Em linhas gerais, o pistão para móveis é utilizado para sustentar e facilitar a abertura e fechamento de portas basculantes de móveis. Além disso, ele permite uma abertura mais suave e silenciosa, o que contribui para a harmonia do espaço residencial.

 

Outro ponto de destaque é o seu design arrojado: o pistão contribui para um ambiente mais elegante e moderno.

 

Nesse sentido, os acabamentos branco e prata combinam muito bem com os móveis, os deixando mais clean. É o caso do modelo Soft Closing, excelente opção para quem preza pela elegância e suavidade na abertura e fechamento de portas e armários.

 

  • Acionamento normal, em que a abertura da porta é para cima;
  • Acionamento inverso, em que a abertura da porta é para baixo.


Quando optar pelo pistão para móveis?


O pistão para móveis é uma componente utilizada em portas de armários basculantes, permitindo uma abertura para cima ou para baixo e fechamento suaves. A opção mais adequada vai variar de acordo com o tamanho e peso da porta.

 

Para portas grandes, por exemplo, o mais indicado é o uso de dois pistões por porta. Já os modelos mini, que são menores do que os convencionais, são recomendados para espaços mais otimizados.

 

Agora, caso o cliente queira portas que abrem para baixo, o pistão a ser utilizado é o de força inversa. Sendo assim, a força precisa ser avaliada de acordo com o peso da porta. Isso acontece porque, ao abrir a porta, o pistão vai liberando aos poucos, até que a porta fique toda aberta.



Conheça os tipos de pistão para móveis


Como vimos anteriormente, existem dois tipos de acionamento do pistão para móveis: o acionamento de força normal e o acionamento de força inversa.

 

É importante entender a diferença desses modelos, pois cada um serve para um movimento específico.

 

Vale ressaltar que sempre devem ser usadas dobradiças caneco sem pistão, além dos pistões para móveis. Afinal, é a própria dobradiça que vai fazer a porta “articular”.

Quer fornecer o melhor em pistão para móveis, e com qualidade comprovada? Conheça mais sobre os produtos da Soprano!


 

Confira, abaixo, as diferenças de acionamento de pistão:



Pistão acionamento força normal


Esse é o tipo de pistão mais encontrado, utilizado em móveis que abrem para cima. É o caso de armários localizados na parte superior dos móveis, sejam eles residenciais ou empresariais.


Com esse tipo de acionamento, existem os modelos:

 

  • Pistão com acionamento força normal: Para portas tamanho padrão com abertura para cima.


  • Pistão mini acionamento força normal: Específicos para armários com modulação compacta e abertura para cima.



  • Pistão soft closing com acionamento força normal: Também são indicados para portas tamanho padrão com abertura para cima. Esse modelo se destaca ao proporcionar o fechamento suave. Logo, é a alternativa ideal para quem busca elegância em cada detalhe.



Leia também: Pistão Mini Normal e Inverso Engate Fácil



Pistão acionamento força inversa


Já o pistão inverso, como o próprio nome já indica, é usado em portas que se abrem para baixo. Sendo assim, elas geralmente estão posicionadas na parte inferior dos móveis.


Com este tipo de acionamento, existem os modelos:

 

  • Pistão com acionamento força inversa: Para portas tamanho padrão com abertura para baixo.


  • Pistão mini acionamento força inversa: Específicos para armários com modulação compacta e abertura para baixo.



Nesse sentido, é necessário lembrar que a força do pistão para móveis tem que ser de acordo com o tamanho e peso da porta.


Quando há abertura para baixo, o pistão vai liberando a porta aos poucos, até que ela fique toda aberta. Do contrário, vai ser uma abertura bruta, o que pode causar acidentes.


Leia também: Pistão Inverso Engate Fácil Branco Soprano



Instalação de pistão para móveis


Outra dúvida bastante comum é em relação à instalação do pistão. 

 

Ele pode ser instalado em móveis com portas basculantes de diferentes materiais. Dessa forma, é bastante utilizado em escritórios e cozinha, pois proporciona um design diferenciado e otimiza o espaço do ambiente.

 

Na hora de instalar, é preciso tomar bastante cuidado e seguir bem as orientações. Lembre-se de que cada modelo tem suas próprias medidas, o que influencia na instalação e funcionamento.

 

Além do mais, outro ponto de atenção está na altura do móvel — não pode ser baixa a ponto de causar acidentes, mas também não pode dificultar o fechamento da porta por ser alto demais.

 

A instalação é feita com 5 parafusos. Desses, 3 fixam o conector na lateral do móvel, e 2 fixam na porta do móvel. As hastes devem ser instaladas sempre voltadas para baixo, para garantir a correta funcionalidade do pistão para móveis.

 

Mas atenção: devido à montagem dos componentes do pistão, não é preciso lubrificar o produto. Ao contrário do que se pensa, essa prática não é boa para os pistões e pode avariar o produto, ocasionando perda de funcionalidade.

 

Além disso, os modelos com a funcionalidade “engate fácil” permitem uma instalação ainda mais fácil. Dessa maneira, o modo de fixar os conectores no pistão através de um simples encaixe facilita a montagem e desmontagem do produto no móvel.

 

Após parafusar os conectores na porta e na parede do móvel, o marceneiro ou responsável pela instalação precisa retirar as tampas dos engates do pistão, engatá-lo sem as tampas dos conectores e então colocar as tampas de volta.

 

Para retirar o pistão, é só desencaixar as tampas e depois desengatar o pistão dos conectores.

 

Pronto! Seu pistão está bem fixado e seguro para uso.



Como calcular a força do pistão


Para calcular a força do pistão, uma das principais dúvidas é em relação ao peso da porta. Esse cálculo influencia diretamente na força do pistão a ser escolhido.


Sendo assim, o primeiro passo é saber as medidas da porta — ou seja, a altura (A), largura (L) e espessura (Esp). O mais indicado é fazer essa medição com uma trena, para garantir mais precisão.


Depois, é preciso calcular o baricentro da porta. Esse conceito refere-se ao centro de altura da porta, e nada mais é que a altura (em mm) dividido por 2.


A seguir, trouxemos um exemplo de como calcular a força do pistão. Essa conta é válida para todos os modelos: o de Força Normal, Inversa, Pistões Soft, Mini de Força Normal, e Mini de Força Inversa.


Cálculo


Para este exemplo, vamos usar o peso específico (PE) do MDF/Aglomerado, que é de 750kg/m3. É necessário fazer os seguintes cálculos:


  • Cálculo do peso da porta: Largura (m) x Altura (m) x Espessura (m) x PE = Peso da porta (kg).
  • Cálculo do baricentro: Altura (mm) / 2 = Baricentro (mm)
  • Cálculo força do pistão: Peso da Porta (kg) x {(Baricentro (mm) / Curso útil (mm)} x 1,25 (constante).


Para fins deste exemplo, vamos usar uma porta em MDF com 800mm de largura, 400mm de altura e 18mm de espessura. Nesse caso:


  • Peso da porta: 0,8 x 0,4 x 0,018 x 750 = 4,32kg
  • Baricentro: 400 / 2 = 200mm
  • Força aproximada do pistão: 4,32 x (200 / 91) x 1,25 = 11,87kg
  • Força dividida por 2 pistões: 11,87 / 2 = 5,94kg

 

Sendo assim, para este exemplo, o mais indicado é a utilização de 2 pistões com força 60N. Nesse sentido, vale lembrar que 1Kg é equivalente a aproximadamente 10N.


Felizmente, não é mais preciso fazer esses cálculos à mão. A Soprano desenvolveu uma calculadora para ajudar a escolher o modelo e a força de pistão a gás ideal para o seu móvel. Basta responder algumas perguntas sobre o acionamento, o tipo desejado, largura da porta, entre outros. 

 


Dicas para ajudar a escolher o pistão certo


Agora você já tem as informações necessárias para ajudar seus clientes a escolherem o pistão para móveis mais indicado.


Por isso, para facilitar essa conversa, a Soprano desenvolveu um pequeno checklist com perguntas a fazer a seu consumidor.


O indicado é levar essa lista nas conversas com os clientes. Assim, você garante que nenhum ponto será esquecido, e a outra pessoa com certeza vai apreciar esse cuidado extra. Afinal, um dos pontos mais importantes nessa relação é a confiança entre revendedor e cliente.


Por isso, não se esqueça das seguintes perguntas:


  • Quais são as dimensões e peso da porta do móvel?
  • Qual é o material específico do móvel?
  • O móvel precisa de abertura para cima ou para baixo?
  • Qual é a largura do móvel? Se for muito largo, o mais recomendado é usar dois pistões.


Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a conhecer mais sobre o pistão para móveis.

Escolher o modelo certo é essencial caso você queira aberturas suaves e silenciosas.


Mas, caso você tenha ficado com dúvidas sobre esse produto e como fornece-lo da melhor forma, converse com o nosso time de especialistas, eles estão prontos para lhe receber!


O modelo de pistão engate fácil Soprano proporciona ainda mais praticidade na hora da instalação.


Saiba mais sobre o produto com o nosso artigo clicando aqui!


Publicado por Soprano, dia 23/09/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Casa

02 de Outubro, 2019

Pistão Soft Closing

SUAVIDADE para quem busca elegância em cada detalheOs pistões Soft Closing Soprano são totalmente silenciosos e uma exc...

Continuar lendo
Casa

30 de Setembro, 2019

Pistão Mini Normal e Inverso Engate Fácil

Eficiência e praticidade que abrem portasO pistão mini atende à necessidades de modelos específicos para armários com m...

Continuar lendo
Casa

25 de Setembro, 2019

Pistão Inverso Engate Fácil Branco Soprano

Os PISTÕES INVERSO são utilizados para SUSTENTAR as portas dos móveis abertas, inclinadas para baixo.Lançado recentemen...

Continuar lendo