Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Segurança e Proteção

Tecnologia

Proteção AFCI nos Inversores Solis: como ativar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba o que é e como ativar a proteção AFCI nos Inversores Solis


O número de casas com energia solar triplicou entre 2021 e 2023. Hoje, 1,7 milhão de lares no Brasil estão aproveitando a energia do sol, gerando uma potência de 12 GW, quase chegando à capacidade da hidrelétrica de Itaipu, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).


Mas, assim como acontece na energia elétrica convencional, é preciso adotar alguns cuidados. Quando falamos de energia solar em casa, a segurança é crucial. E é aí que entra a importância dos inversores terem proteção AFCI.

Esse dispositivo adicional de proteção ajuda a evitar acidentes elétricos, especialmente quando não há pessoas em casa. Mas, apesar de ser integrado, precisa de ativação manual.

Neste artigo, você entenderá o que é essa proteção e como ativá-la nos inversores Solis. Fique tranquilo, é fácil! 


O que é proteção AFCI?


Os inversores solares com proteção AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter, em português, interruptor de circuito em falha de arco elétrico) oferecem uma camada adicional de segurança em sistemas fotovoltaicos. Isso porque, o dispositivo tem a função de detectar e interromper arcos elétricos indesejados em circuitos elétricos. 


Mas, o que é um arco elétrico?


O arco elétrico é um fenômeno que ocorre quando a corrente elétrica passa pelo ar, formando uma faísca brilhante e quente. 


Durante a ocorrência de um arco elétrico, é possível observar um efeito semelhante a uma faísca, caracterizado por uma intensidade luminosa forte e alta temperatura.


O arco elétrico pode ser causado por diversos fatores, como:


  • Desgastes do cabo;
  • Danos no cabo causados por obstáculos (por exemplo, o peso de móveis); 
  •  Manutenção inadequada do sistema fotovoltaico;
  •  Má instalação do sistema;
  • Tensões maiores que o sistema suporta;
  •  Curtos-circuitos e sobrecargas;
  •  Conexões soltas;
  • Uso de componentes e materiais elétricos de baixa qualidade.


Para lidar com esse problema, o AFCI atua por meio de um dispositivo eletrônico, incorporado ao inversor, que monitora constantemente o circuito elétrico.


Como a proteção AFCI funciona?


Quando o AFCI identifica a presença de um arco elétrico, ele interrompe imediatamente a produção do inversor, cessando a passagem de corrente no circuito e eliminando o arco elétrico. Essa resposta rápida e eficaz é essencial para conter o problema.


Graças à tecnologia AFCI, é possível detectar arcos elétricos em suas fases iniciais, impedindo sua propagação. Isso não apenas protege o sistema elétrico, mas também resguarda as estruturas e as pessoas nas proximidades, contribuindo significativamente para a segurança do ambiente.


Por que a proteção AFCI é importante para a segurança?


Os arcos representam uma das principais causas de acidentes em sistemas fotovoltaicos no Brasil, tornando-se uma prioridade para a prevenção de incêndios em instalações. Além disso, eles podem causar choques elétricos e danos aos componentes — e perdas patrimoniais.


Devido à temperatura, que pode ultrapassar 5.000ºC, as partículas quentes emitidas pelos arcos elétricos se acumulam, inflamando o material da camada isolante ao redor dos cabos e das conexões, resultando em incêndios elétricos ou derretimento dos componentes.


É nesse contexto que a tecnologia AFCI desempenha um papel essencial na prevenção de incêndios. Ela atua detectando e interrompendo o arco antes que ele possa provocar faíscas, contribuindo para a segurança das instalações.


A proteção AFCI é obrigatória? 


O equipamento é tão importante para a segurança que o INMETRO estabeleceu a obrigatoriedade da instalação de dispositivos de proteção contra interrupção de arco elétrico em inversores que ultrapassem 120V e 20A de corrente de entrada. Esses dispositivos devem ser integrados ao sistema.


A norma entrou em vigor em 1º de dezembro de 2023, com prazo de 12 meses para que os fabricantes de inversores fotovoltaicos se adequem a essa exigência.


Incêndio causado por arco elétrico no circuito de corrente contínua com inversor

Fonte: Incêndios fotovoltaicos: quais as principais causas?


Saiba como ativar o AFCI nos Inversores Solis


Apesar de toda a segurança envolvida, nem todos os inversores fotovoltaicos disponíveis no mercado incluem a proteção AFCI. Então, é fundamental conferir as especificações técnicas do inversor desejado e, se necessário, entrar em contato com o fabricante para confirmar a presença do dispositivo.


Em nosso catálogo de produtos na Soprano, apresentamos os inversores Solis, que vêm equipados com a proteção AFCI e contam com uma garantia de 10 anos.


Fique tranquilo, estamos aqui para garantir a sua segurança! Veja como ativar a proteção AFCI nos inversores Solis:


Configurações avançadas ➡️ Palavra-passe: 0010 ➡️ Configurações especiais ➡️ Definir AFCI ➡️ AFCI LIGADO/DESLIGADO ➡️ LIGADO



⚠️ Atenção!⚠️


O “Nível AFCI” é reservado APENAS para técnicos da Solis. Não altere a sensibilidade, caso contrário, isso causará alarmes falsos ou mau funcionamento frequentes. A Solis não se responsabiliza por quaisquer danos adicionais causados por modificações não autorizadas.


Durante a operação normal, se um arco CC for detectado, o inversor desligará e emitirá o seguinte alarme: 



O instalador precisa inspecionar completamente o circuito CC para garantir que todos os cabos estejam corretamente fixados. Quando o problema do circuito CC for corrigido ou confirmado que está OK, pressione “ESC” por 3 segundos e espere que o inversor reinicie. 


Existem riscos ao não ativar a proteção AFCI nos inversores Solis?


Sim, existem riscos ao não ativar a proteção AFCI nos Inversores Solis. Isso porque ele é um sistema de segurança.

Ao não ativar a proteção AFCI, você estará exposto a um eventual risco de incêndio devido a formação do arco elétrico.


Vantagens da proteção AFCI em sistemas fotovoltaicos 


Eficiência e segurança

A proteção AFCI em inversores solares não apenas evita incêndios, mas também contribui para a manutenção da eficiência do sistema fotovoltaico, prevenindo danos em equipamentos e garantindo uma resposta rápida a problemas potenciais. Isso assegura operações contínuas e seguras do sistema.


Detecção de arcos elétricos

O AFCI é projetado para detectar a formação de arcos elétricos, que podem ocorrer devido a falhas ou danos nos componentes elétricos do sistema solar. Esses arcos elétricos podem levar ao superaquecimento e, potencialmente, causar incêndios. Isso é crucial para a segurança tanto do sistema solar quanto das instalações onde está sendo utilizado.


Conformidade com normas de segurança

Diversas normas e códigos de construção elétrica exigem dispositivos AFCI para garantir a segurança nas instalações elétricas. Usar um inversor solar com essa proteção ajuda a garantir a conformidade com esses padrões, evitando problemas legais.


Conheça mais sobre a linha de inversores comercializados pela Soprano. 



Publicado por Soprano, dia 07/02/2024

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Na mídia

15 de Janeiro, 2024

Crescimento do uso de energia solar impulsiona setor renovável

Por: Júlio BortoliniO setor de energia solar no Brasil experimenta um crescimento significativo, revelando um aumento d...

Continuar lendo
Segurança e Proteção

31 de Julho, 2023

Conheça os benefícios de utilizar um gerenciador de energia exportada (EPM) no seu sistema fotovoltaico

Um Gerenciador de Potência Exportada (EPM) permite que você monitore e controle a energia exportada por seu sistema de ...

Continuar lendo
Segurança e Proteção

17 de Maio, 2023

Como calcular a quantidade de placas solares para um sistema fotovoltaico?

O cálculo da quantidade de placas solares necessárias para um sistema fotovoltaico é uma etapa fundamental em um projet...

Continuar lendo