Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Praticidade e Eficiência

Solução para economia de energia

Tempo de leitura: 3 minutos

A economia de energia é mais do que bem-vinda: é um item essencial em todas as listas de quem está construindo ou renovando seu espaço. Uma maneira inteligente de fazer isso é adotar sensores de presença para iluminação no seu ambiente, seja residencial, industrial ou comercial. 

O produto promove a otimização do uso de energia elétrica, detectando movimentos automaticamente por meio de um sensor infravermelho que percebe fontes de calor.

Abaixo, confira como os sensores de presença auxiliam na otimização e economia de energia. Boa leitura!


Como funciona um sensor de presença?

Um sensor de presença é um dispositivo eletrônico projetado para detectar a presença de pessoas ou objetos em um determinado ambiente. Ele funciona com base em diferentes princípios, dependendo do tipo de tecnologia que é utilizada em sua fabricação.

Um dos tipos mais comuns de sensor de presença é o sensor infravermelho passivo (PIR). Ele opera detectando mudanças na radiação infravermelha emitida pelos corpos em movimento.

O sensor PIR consiste em uma lente que foca o ambiente em um elemento sensor que contém dois detectores sensíveis ao calor. Quando um objeto se move dentro do campo de visão do sensor, a distribuição de calor é alterada, gerando um sinal elétrico que indica a presença de algo.

Os sensores de presença são amplamente utilizados em aplicações de automação, como sistemas de iluminação automatizados, segurança e economia de energia. Eles ajudam a otimizar o uso de recursos e melhorar a conveniência e o conforto em diversos ambientes.


Como ocorre a economia no consumo de energia?

A contribuição do sensor de presença para a economia ocorre por ele manter a lâmpada desligada quando não há nenhuma movimentação, ou seja, só acende quando é necessário, não abrindo espaço para a possibilidade de esquecer a luz acesa quando sair do ambiente, por exemplo.

Este dispositivo eletrônico é recomendado para áreas que demandam controle de iluminação e monitoramento, como escadarias, corredores, garagens e outros locais com circulação esporádica de pessoas. Entre os modelos existentes estão articulados de parede, de teto ou de embutir.

Essa funcionalidade do sensor evita que as luzes fiquem acesas desnecessariamente quando não há ninguém presente em determinado espaço. Com o uso do sensor de presença, o consumo de energia é reduzido, algo que contribui diretamente para uma maior eficiência energética.


Por que investir em sensores de presença?

São muitos os motivos para investir em sensores de presença, e é por isso que você deveria considerar a instalação deste produto nas áreas comuns dos seus projetos, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.


A seguir, estão listados alguns dos principais motivos para investir no uso de sensores.


Melhora e eficiência energética

Os sensores de presença ajudam a otimizar o consumo de energia em sistemas de iluminação. Ao detectar a presença de pessoas em um ambiente, os sensores ativam ou ajustam automaticamente esses sistemas, evitando o desperdício de energia quando não há ninguém presente.


Economia de tempo e esforço

Com os sensores de presença, tarefas manuais podem ser eliminadas. Por exemplo: não é mais necessário ligar e desligar luzes ao entrar ou sair de espaços de uso comum. Isso economiza tempo e esforço para os ocupantes de um ambiente, permitindo que eles se concentrem em outras atividades importantes.


Sustentabilidade

A eficiência energética proporcionada pelos sensores de presença contribui para a sustentabilidade ambiental. Ao reduzir o consumo de energia, eles ajudam a diminuir a pegada de carbono e a preservar os recursos naturais.

Além disso, o uso inteligente de iluminação e climatização também reduz o desperdício de energia, tornando os edifícios e as instalações mais ecologicamente corretos.


Aplicações versáteis

Os sensores de presença têm uma ampla gama de aplicações em diversos setores, incluindo residencial, comercial, industrial e público. Eles são usados em escritórios, lojas, escolas, hospitais, parques de estacionamento, armazéns, entre outros.


Conheça a linha de sensores de presença da Soprano

Se você é engenheiro, construtor ou eletricista, leve em consideração a instalação destes dispositivos na hora de realizar os projetos de seus clientes. Saiba mais sobre a linha de Sensores de Presença da Soprano.


Publicado por Soprano, dia 06/07/2023

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Tag

29 de Maio, 2024

Dia da Energia: um compromisso com um futuro sustentável

Por: Júlio BortoliniA energia, essencial para o desenvolvimento social e econômico, também é uma das principais fontes ...

Continuar lendo
Bem-estar e Saúde

27 de Maio, 2024

Produtos elétricos submersos: foque na segurança e proteja a sua vida

Por que produtos elétricos submersos devem ser substituídos?Quando um equipamento elétrico é submerso, sua funcionalida...

Continuar lendo
Lançamentos

22 de Fevereiro, 2024

Sustentabilidade e economia: três novos modelos de drivers de bomba solar

A utilização de energia solar para bombas de água pode resultar em custos operacionais mais baixos a longo prazo. Para...

Continuar lendo