Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Praticidade e Eficiência

Descubra como economizar energia elétrica utilizando fonte de energia solar fotovoltaica na sua empresa e residência

Tempo de leitura: 6 minutos

Energia elétrica é um fator que sempre mexeu com o bolso do brasileiro. Conseguir economizar neste item pode fazer uma grande diferença no fim do mês. Por isso, a busca por formas de energia renováveis alternativas e mais econômicas aumentou muito nos últimos anos.


Você conhece outras formas de energia? Sabe qual delas pode melhor atender às suas necessidades? A energia solar fotovoltaica, por exemplo, é uma opção que tem atraído adeptos em função da sua relação custo-benefício que, a longo prazo, contribui tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor.


A Soprano — marca que possui mais de 65 anos de experiência e confiabilidade — preparou este material para que você possa conhecer outras fontes de energia e descobrir como economizar na sua empresa e residência.


energia solar ; soprano


Quais as fontes de energia que existem?


Pela abundância de grandes cursos de água espalhados por quase todo o território brasileiro, a fonte de energia hidrelétrica está no topo da matriz elétrica brasileira. Contudo, com os baixos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, os brasileiros já estão pagando mais caro pela luz com o acionamento da bandeira vermelha.


Por esse e outros motivos, nos últimos anos, a participação de outras fontes de energia têm aumentado significativamente. Conheça algumas delas.


Gás Natural


Na geração termelétrica, a eletricidade é produzida a partir da queima de combustíveis, sendo o gás natural um dos mais utilizados no Brasil. O vapor produzido na queima do gás é utilizado para movimentar as turbinas ligadas a geradores.


Petróleo


O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos que tem origem na decomposição de matéria orgânica, principalmente o plâncton (plantas e animais microscópicos em suspensão nas águas), causada pela ação de bactérias em meios com baixo teor de oxigênio.


Carvão


O carvão, a exemplo do que ocorre com os demais combustíveis fósseis, é uma complexa e variada mistura de componentes orgânicos sólidos, fossilizados ao longo de milhões de anos. Sua qualidade, determinada pelo conteúdo de carbono, varia de acordo com o tipo e o estágio dos componentes orgânicos.


Eólica


Energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas para a geração de eletricidade, ou de cata-ventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento da água.


Nuclear


A energia nuclear é proveniente da fissão do urânio em reator nuclear. Apesar da complexidade de uma usina nuclear, seu princípio de funcionamento é similar ao de uma termelétrica convencional, onde o calor gerado pela queima de um combustível produz vapor, que aciona uma turbina, acoplada a um gerador de corrente elétrica.


Solar


A energia solar é aquela obtida pela luz do sol, que pode ser captada com painéis solares. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra.


A energia solar fotovoltaica é a opção protagonista no momento, porque ela diversifica a matriz elétrica de forma limpa, renovável e com custos cada vez mais competitivos. Para descobrir como ela pode te ajudar a economizar, é preciso entender como ela funciona.


Como funciona a energia solar fotovoltaica?


A energia solar pode chegar ao planeta Terra nas formas térmica e luminosa. O método mais tradicional para obtê-la é o fotovoltaico, que é formado basicamente por placas e um inversor.


As placas atuam na captação da luz solar e são instaladas no telhado da empresa ou residência, para receber maior emissão de luz do sol. A incidência direta da radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas apresentem a melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica. Sendo assim, quanto mais luz direta o painel solar recebe, mais energia elétrica será gerada. Mesmo em dias, onde o sol não aparece, é possível extrair energia, porque em todos os dias existe uma taxa de irradiação solar.


Essa energia gerada pela radiação é obtida em corrente contínua. Em outras palavras, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação. Por isso, é necessário entrar em ação um outro componente: o inversor. Ele é o articulador de todo o sistema, responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada, mudando o sentido de circulação dentro do circuito periodicamente.


Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer eletrodoméstico ou eletrônico da casa, como geladeiras, lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, celulares, entre outros. Eis aí o modo de economizar energia.

energia solar; soprano


Por que a energia solar fotovoltaica é uma ótima opção para economizar?


Entre os motivos da energia solar fotovoltaica estar no topo da lista entre as opções existentes está o fato da irradiação do sol na superfície da Terra ser suficiente para atender milhares de vezes o consumo mundial de energia. Além disso, o Brasil é privilegiado em termos de radiação solar. Ademais, essa tecnologia pode ser utilizada diretamente nas unidades consumidoras, tornando o sistema elétrico mais eficiente.


A longo prazo, o custo individual de cada consumidor que opta por esse tipo de energia diminui, mas o custo coletivo também pode diminuir. Isso porque, ao instalar sistemas fotovoltaicos, os consumidores passam a utilizar a própria energia proveniente do sol, reduzindo a parcela de energia proveniente das distribuidoras e, assim, minimizando os impactos das bandeiras tarifárias e aliviando o sistema elétrico.


Apesar disso, o Brasil ainda aproveita pouco o potencial que tem para a geração de Energia Solar: apenas 0,7% das unidades consumidoras do Brasil têm sistemas fotovoltaicos. Contudo, esse número vem crescendo. Em 2020, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar cresceu 70% no Brasil, mesmo com a pandemia. Com as placas solares ganhando espaço, elas têm se tornado também mais acessíveis aos consumidores.


Muitas pessoas, contudo, ainda têm receio de adquirir um produto de má qualidade, ter problemas técnicos com a tecnologia e, por fim, acabar desembolsando até mais do que gastaria com uma forma de energia mais convencional, na relação custo-benefício. Por isso, a escolha do fornecedor é de suma importância.




Por que contar com a Soprano quando se trata de energia solar fotovoltaica?


O gerador solar fotovoltaico da Soprano possui diferenciais que podem ser decisivos na escolha do fornecedor para o seu sistema. O seguro oferecido pela empresa, por exemplo, cobre riscos de engenharia e civis durante a instalação 3 meses após o faturamento, e problemas referentes a condições climáticas por 12 meses. A segurança total durante toda a instalação também é garantida. Fenômenos como vendavais e granizo também estão englobados no seguro, que é totalmente pago pela Soprano no primeiro ano.


Clientes Soprano também possuem garantia assegurada com prazos de até 12 anos para defeitos de fabricação. No caso das placas fotovoltaicas, a garantia é de 25 anos com eficiência de até 80%. Somado a isso, os sistemas da marca possuem uma longa vida útil, e os clientes podem contar com uma empresa sólida, com tradição no mercado e mais de 65 anos de experiência e confiabilidade.


É claro que oferecer segurança e garantia não anula os custos que você terá com a instalação de um sistema solar na sua residência ou empresa. Mesmo que te ajude a economizar, você ainda vai querer saber quanto vai gastar, para saber realmente vale a pena. Para ter uma estimativa, você pode fazer agora uma simulação na calculadora solar da Soprano!


energia solar; soprano


Publicado por Soprano, dia 09/09/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Lançamentos

22 de Fevereiro, 2024

Sustentabilidade e economia: três novos modelos de drivers de bomba solar

A utilização de energia solar para bombas de água pode resultar em custos operacionais mais baixos a longo prazo. Para...

Continuar lendo
Na mídia

14 de Fevereiro, 2024

Energia solar no verão é solução sustentável para o ano inteiro

Por: Júlio BortoliniO verão não apenas traz dias mais longos e temperaturas elevadas, mas também oferece condições idea...

Continuar lendo
Segurança e Proteção

07 de Fevereiro, 2024

Proteção AFCI nos Inversores Solis: como ativar?

Saiba o que é e como ativar a proteção AFCI nos Inversores SolisO número de casas com energia solar triplicou entre 202...

Continuar lendo