Carregando

Carregando - Soprano

Cotação

0

Solicitação de Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.


Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0

Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Casa

Segurança e Proteção

Tecnologia

Dispositivos de segurança: tudo o que seu cliente precisa para a proteção elétrica completa

Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo que invisíveis na maior parte do tempo, os materiais elétricos estão sempre presentes em nossa rotina. Por mais que a maioria das pessoas não pense sobre isso, a elétrica de uma casa ou de uma empresa é muito mais do que conectar equipamentos na tomada, pois tudo passa por um completo sistema elétrico. Nesse sentido, para quem trabalha com a revenda desses materiais, é essencial conhecer os dispositivos de segurança que fazem parte desse importante sistema.


Dessa forma, é preciso informar seu cliente de que dispositivos de proteção elétrica, como os minidisjuntores, são extremamente importantes nessas instalações. Isso porque tais equipamentos possuem mecanismos internos que, no caso de uma sobrecarga ou um curto-circuito, são desarmados automaticamente. Porém, além deles, um projeto elétrico também pede a presença de outros dispositivos, como os DR e DPS. Por isso, quando falamos em circuitos elétricos, é essencial oferecer a seus clientes dispositivos completos e de qualidade para garantir a segurança necessária no dia a dia.



Pensando em auxiliar você a entender todas as necessidade de seus clientes no caso de uma instalação elétrica, neste texto apresentaremos 3 dos principais componentes responsáveis pela proteção elétrica de residências, os minidisjuntores, os interruptores diferenciais residuais (DR) e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS), explicando mais sobre cada um e exemplificando em que situações eles podem ser indicados para os clientes da sua revenda. Então, continue a leitura, e conheça ao fim deste texto as soluções que a Soprano possui para você!



Características de um projeto elétrico 


Assim como a planta de uma residência é elaborada por um arquiteto ou engenheiro, a parte elétrica também necessita de um projeto adequado, elaborado por profissionais capacitados. Chamamos este de projeto elétrico, ou seja, o conjunto de todas as informações necessárias para realizar o trabalho, desde cálculos, desenhos e gráficos até os materiais e dispositivos necessários para uma instalação segura e baseada em normas técnicas.


Nesse sentido, é importante ter conhecimento aprofundado sobre a norma 5410, pois é ela que possui todos os requisitos determinantes de como um projeto elétrico de baixa tensão deve ser feito, constando também a obrigatoriedade dos produtos a serem utilizados no processo. E quando falamos de dispositivos de segurança, existem 3 componentes essenciais para oferecer ao seu cliente segurança, confiabilidade e qualidade. Confira, a seguir, um pouco mais sobre cada um desses produtos!



Quais materiais elétricos são necessários em um projeto elétrico?



Assim que o planejamento e o tipo de projeto necessário ao seu cliente são realizados e concluídos, é chegada a hora de fazer a listagem dos materiais elétricos essenciais durante a instalação. Nesse momento, é essencial garantir que seu cliente tenha acesso a materiais de qualidade e confiança, oferecendo produtos que possuam certificados ou tenham passado por testes que atendam todos os requisitos neles empregados.


Pensando nisso, para qualquer tipo de projeto, a Soprano vem ampliando seu portfólio para sempre atender as necessidades de nossos fornecedores e clientes. Por isso, hoje possuímos a parte geral de proteção elétrica, fornecendo disjuntores do tipo SHB, além de dispositivos DRs e DPS. Portanto, confira agora um pouco mais sobre cada um desses materiais essenciais para qualquer projeto de proteção elétrica.



Interruptor Diferencial Residual (DR)



Começaremos pelos dispositivos do tipo DR, ou Interruptor Diferencial Residual. Na prática, eles possuem uma função muito específica e extremamente importante: proteger as pessoas. Dessa forma, são desenvolvidos para que, no caso de uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, eles possam desarmar-se automaticamente, conferindo segurança a seus clientes. Essa “fuga” pode ser uma pessoa com o dedo na tomada, por exemplo. Além disso, é muito importante que esse dispositivo possua um dimensionamento de 30mA (alta sensibilidade), além da presença de um profissional qualificado no momento da instalação.



Dispositivos DPS



Por sua vez, o DPS, ou Dispositivo de Proteção Contra Surtos, são exclusivos para a proteção de equipamentos. Ou seja, eles são responsáveis por proteger equipamentos de uma descarga atmosférica ou até mesmo um pico de tensão ocasionado por manobras da concessionária. No caso desse dispositivo, é importante observar a região instalada e os demais cálculos realizados para sua especificação, além de ter seu status constantemente observado, pois seu mau dimensionamento pode acarretar danos do painel.



Minidisjuntores SHB



Seguindo nossa lista dos principais dispositivos de segurança residencial, com certificação INMETRO até 63A, os disjuntores ou minidisjuntores SHB atendem a norma brasileira NBR NM 60898 e estão sempre presentes nas instalações. Indicados para uso nos quadros de distribuição e padrões de entrada de energia, proporcionam alta performance, proteção e segurança para seus clientes. Eles também possuem mecanismos internos que permitem o desarme da corrente elétrica em caso de curto-circuito ou sobrecarga, sendo necessária sua a presença para complementar a ligação dos dispositivos DRs e DPS, e são responsáveis pela proteção e seccionamento em caso de manutenção dos dispositivos.


Por fim, é sempre importante reiterar ao seu cliente a necessidade de atender às normas técnicas da NBR 5410, que preveem determinações como aterramento, capacidade e disposição de cabos do neutro, além de número de polos reservas nos quadros, avisos de perigo a ser colocado nos quadros, determinação do diâmetro para a passagem de cabos e muito mais requisitos fazem parte do projeto elétrico. Tudo para proporcionar uma instalação mais segura e eficiente. 


Na Soprano, todos os produtos para proteção elétrica são pensados e desenvolvidos para oferecer o melhor em qualidade, segurança e custo-benefício aos clientes da sua revenda. Para isso, possuímos laboratório próprio, com possibilidade de ensaios em todos os produtos e garantindo a qualidade que você já conhece. Além disso, oferecemos uma garantia de 2 anos em todas as nossas soluções. Conheça toda a variedade de nosso catálogo e ofereça os melhores dispositivos de segurança com o uso de nossos disjuntores e dispositivos DRs e DPS!

 

Publicado por Soprano, dia 10/06/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.