Carregando

Carregando - Soprano

Cotação

0

Solicitação de Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.


Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0

Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Casa

Segurança e Proteção

Fechadura para móveis: dicas valiosas para vender melhor ao seu cliente

Tempo de leitura: 15 minutos

Fechadura para móveis proporciona segurança, logo dispor de opções que contemplem esse detalhe é essencial para a satisfação do consumidor.


Imagine que seu cliente finalmente conseguiu idealizar o projeto de seu escritório da forma como ele queria: cores, tipo de madeira, quantidade de portas e gavetas, etc. Entretanto, por ser tratar-se de um home office, a segurança é uma característica fundamental e a alternativa mais fácil e confiável é a fechadura para móveis.


O que são fechaduras para móveis?


         Fechadura para móveis, pode parecer uma tarefa simples escolher, até mesmo, passar despercebido no meio de tantas decisões. Porém, ela não é tão fácil como pode-se imaginar. A escolha de um modelo errado, além de poder não “ornar com o todo”, pode, também, trazer problemas de segurança e otimização.


         Sendo assim, a principal função desse objeto é manter protegido pertences importantes, sejam eles documentos, dinheiro ou outros itens. Além disso, são essenciais para preservar a segurança de crianças ou animais, mantendo-os longe de facas, remédios, utensílios perigosos e tudo mais que poderia os colocar em risco.


Podendo ser encontrada em gavetas e portas de armários, sobretudo em escritórios, portas para correr em móveis, guarda-volumes, cofres, entre outros.

A fechadura para móveis precisa ser uma decisão bem pensada, com foco na qualidade e confiança.


         Embora os modelos padrões de fechaduras para armários e gavetas ainda sejam os preferidos de grande parte dos consumidores, a tecnologia que contempla a fabricação das mesmas está sempre em evolução. A Soprano, líder de mercado no segmento, contempla em seu catálogo opções de modelos digitais, sofisticados e de fácil instalação. Você pode saber mais sobre essa linha aqui mesmo em nosso blog.

 

LEIA TAMBÉM:

 

●    Fechaduras digitais para móveis com abertura por cartão

●    Conheça as fechaduras digitais para móveis da Soprano

●    Na Empresa ou Home office: Fechaduras Digitais para Móveis

 

         Quais são os tipos de fechaduras para móveis?


         Tente imaginar a quantidade de portas, móveis, gavetas e outros utensílios que possuem fechamento. Nesse sentido, para cada tipo de objeto existem um ou mais modelos de fechadura ideais. Portanto, é fácil de notar a enorme variedade de padrões existentes.


Entre os mais comuns podemos destacar as fechaduras de móveis para gavetas e gaveteiros, além de modelos de sobrepor, as cremonas e as de moedas, entre outras. Entenda mais sobre cada uma delas:

 

Fechadura para gavetas:

É o modelo mais comum de fechadura para móveis. Os modelos são inúmeros, desde as simples até as mais elaboradas. Normalmente, possuem giro de 180° e design leve, o que as tornam perfeitas para esse tipo de compartimento, já que são leves e não “eclipsam” o destaque do móvel.


Fechadura para gaveteiros:

Assim como no modelo acima, a fechadura para gaveteiro também possui um design simples para combinar com a praticidade de sua função. Os modelos presentes no mercado possuem aplicação frontal (na frente do móvel) ou lateral (na lateral do móvel).


Fechadura de sobrepor:

São mais fáceis de instalar, pois são colocadas na superfície do móvel dispensando o furo para encaixe. Ainda assim, mesmo com a facilidade de instalação, esse modelo garante alta segurança e privacidade para os pertences pessoais. Dessa maneira, pode ser utilizado tanto em portas quanto em gavetas.


Fechadura do tipo cremona:

São ideais para armários com portas que guardam itens que necessitam de maior proteção, já que possuem um sistema de segurança maior. São, geralmente, aplicadas em armários com portas maiores, com possibilidade de dois ou três travamentos. Além disso, são resistentes e duradouras, o que torna o produto muito requisitado pelo público.


Fechadura tipo moeda:

É acionada pela utilização de moedas (ou fichas) além da própria chave. Normalmente, o usuário deve inserir uma moeda (de R$ 1 ou espessura máxima de 1,85mm e diâmetro de ø 27mm) para poder trancá-la. Em casos que a utilização for gratuita, no momento do destrave, a moeda é devolvida automaticamente. Já em casos que é cobrado um determinado valor, ela permanece retida. Tornou-se muito comum em armários de bancos e vestiários.


Fechadura com segredo numérico:

Ideal para escritórios ou locais com grande fluxo de pessoas, esse modelo é acionado por meio de uma senha. É uma opção prática e que evita imprevistos, como a perda da chave. Sua tranca segura e com acionamento mecânico pode ser aplicada em portas e gavetas, sejam de aço ou madeira.

          Esses são apenas alguns dos modelos mais comuns quando o assunto é fechadura para móveis. Além do mais, independentemente do modelo, todos são produzidos em material metálico de alta qualidade e resistência, proporcionando mais cuidado e proteção.

 

         Fechaduras para móveis: seis diferentes aplicações


         Como mencionado anteriormente, ao optar por um móvel planejado, o cliente busca suprir necessidades específicas e solucionar problemas presentes em sua rotina. Portanto, estar por dentro das tendências de mercado e, sobretudo, oferecer soluções que contemplem os desejos do consumidor é fundamental para um fabricante ou revendedor. Isso aplica-se também nos detalhes como as ferragens e fechaduras para os móveis. Oferecer o que há de melhor no segmento é obrigação, além de ser a certeza de um futuro reconhecimento.

         Fechaduras para móveis de madeira ou outros materiais não são apenas itens de decoração ou de segurança. Elas são, portanto, a união de ambos os conceitos. Ao dispor de uma variedade de modelos que contemplem design e confiabilidade, o cliente se sentirá mais incentivado a optar por aquele ao qual seu projeto se adequa mais, garantindo satisfação e credibilidade.

Sendo assim, confira algumas características básicas que uma fechadura para móveis precisa ter para suas diferentes aplicações.

 

Fechadura para gavetas


         As gavetas são os primeiros elementos a serem lembrados quando se planeja um móvel sob medida. Elas são essenciais, independentemente do cômodo, seja uma cozinha, um quarto, escritório ou, até mesmo, um banheiro.  Vale destacar, também, que as fechaduras para gavetas podem abranger modelos simples, da mesma maneira que podem contar com padrões mais elaborados.

         Cada vez mais comuns nos projetos moveleiros, as fechaduras para móveis permitem que seja possível guardar objetos, documentos, dinheiro e outros itens a salvos de olhos e mãos indesejadas. Com elas, há a garantia de que apenas pessoas que possuam a chave física consigam trancar e destrancar a gaveta em questão, garantindo proteção e tranquilidade. Além do mais, as fechaduras para gavetas são aplicadas, geralmente, na frente do compartimento.       

 

Fechadura para gaveteiros


         Quem nunca teve alguns probleminhas com organização no escritório ou em casa, não é mesmo? Para solucionar esses perrengues rotineiros, os gaveteiros são a opção ideal. Esse móvel organizador, assim como as gavetas e armários, também serve para proteger itens importantes e assim os manter seguros. Portanto, as fechaduras para móveis em gaveteiros sempre estão muito presentes.

Dessa forma, existem modelos de fechaduras para gaveteiros com aplicação frontal (na frente da gaveta) ou lateral (ao lado do móvel). Essa última opção, portanto, é para quem busca um móvel mais clean, já que mantém a frente do móvel “limpa”. Ainda, ambos os modelos podem trancar três ou quatro gavetas por vez.

 

Fechadura para armários


         Fechaduras para armários, sejam eles de aço ou madeiras, são outro tipo bem comum em projetos de móveis sob medida de escritório ou residenciais. Elas são uma opção muito segura e resistente para arquivar documentos e, também, objetos importantes.

         Um dos tipos mais utilizados de fechaduras para móveis nesta aplicação, sobretudo em portas grandes, são as cremonas, com dois ou três travamentos. Com esse modelo é possível fechar duas portas do armário apenas com uma fechadura. Entretanto, é necessário realizar pequenas alterações.

Os armários de madeira se dão muito bem com fechaduras cremona, que possuem alta qualidade e resistência. Já para portas menores, o modelo de sobrepor é o ideal por sua praticidade e simplicidade, sem abrir mão da segurança aos itens do cliente.

 

Fechadura para porta de correr em móveis


         Armários com porta de correr estão se tornando cada vez mais comuns em projetos de móveis planejados. O sistema prático garante um design arrojado, além de uma ampla otimização de espaço. E, graças a sua praticidade, eles também exigem uma fechadura para móveis nos mesmos moldes.

         Os modelos mais indicados são os discretos, que não chamem a atenção mas que, ao mesmo tempo, cumpram com eficiência sua função. Sendo assim,as fechaduras para móveis que possuem porta de correr são, normalmente, sobrepostas, com aplicação sobre duas portas de madeira e com o travamento realizado sobre pressão. Além disso, quando necessário, pode-se utilizar o acessório prolongador de pino para aumentar o deslocamento do acionador.

 

Fechadura para porta de vidros em móveis


         O vidro é um dos materiais mais comuns em projetos de marcenaria, já que torna qualquer móvel mais elegante e refinado, além de combinar com diversos tipos de objetos e cores. Entretanto, ao optar por esse material, os pertences costumam ficar expostos, mesmo em vidros escurecidos, fazendo com que a segurança seja mais requerida do que nunca.

         Dessa forma, a fechadura para móvel escolhida deve ser de alta qualidade, além de possuir um design arrojado, para ornar com o restante do projeto. Modelos clean e com travamento duplo simultâneo são os ideais.

 

Fechadura para móveis de aço


         Comuns em escritórios, os armários de aço são mais duradouros e resistentes, por isso, também necessitam de fechaduras que possuam esses atributos. Além deste uso, eles são encontrados, também, em vestiários, bancos, mercados e em outros locais, disponíveis para que as pessoas guardem seus pertences temporariamente. Portanto, por sua utilização pública, é necessário oferecer uma fechadura segura e robusta.


Leia também: Fechadura digital com cartão modo público para armários coletivos


Existem vários modelos, que variam de acordo com a necessidade do cliente, conforme cada projeto de móvel. As fechaduras para esse tipo de mobília dispõem de diversos modelos de chaves, segredagem, chanfros, giro e extração da chave.

Além de armários, outro móvel de aço em que fechaduras são comuns são os cofres. Como a principal função desse objeto é manter os bens em segurança, a fechadura é a sua característica mais importante. Em cofres mecânicos — os mais populares no mercado — o uso de fechaduras como a 861, disponibilizada pela Soprano, cumpre muito bem a função de proteção.

 

Acessórios utilizados com fechaduras para móveis


Além das determinadas fechaduras para cada aplicação de móveis, também é tarefa do fabricante ou do revendedor oferecer acessórios que possam ser utilizados juntamente com elas. A gama desses acessórios é ampla: prolongadores, batentes, distanciadores, pinos, entre outros.

Assim como as fechaduras, esses acessórios também são essenciais em qualquer projeto moveleiro. E, de uma forma ou outra, todos eles relacionam-se entre si, formando um conjunto único e essencial.

A Soprano possui uma linha exclusiva com diversos acessórios de fechaduras para móveis. Todos eles buscam complementar a funcionalidade ou aplicabilidade dos produtos, unindo segurança e design arrojado.


Leia também: Praticidade e segurança: conheça tudo sobre a corrediça telescópica

 

 

Fechaduras para móveis: saiba como vender melhor


Com tantos modelos e opções no mercado, como definir qual é a melhor para seu cliente? Além de quesitos básicos como qualidade, estética e praticidade, outros detalhes também devem ser levados em conta. Isso garante que a durabilidade da fechadura para móveis seja maior e que o cliente fique inteiramente satisfeito com seu projeto moveleiro.

Sendo assim, entre os principais detalhes a serem levados em consideração, o uso do móvel possivelmente seja um dos mais essenciais. Pois, só entendendo sua utilização, é que se terá uma melhor visão dos utensílios a serem escolhidos.

Dessa forma, o primeiro ponto a entender é a sua finalidade. Ele será usado para quê, guardar documentos ou objetos? Ter uma base de quem irá utilizar o móvel também é importante. Quantas pessoas farão uso do mesmo? Cada pessoa terá um acesso exclusivo? Isso porque a quantidade de segredos que a fechadura terá é outro fator determinante para a escolha.

E, além dos detalhes mencionados acima, os modelos, extração e rotação de chaves, bem como comprimento do cilindro e outras características, são essenciais na hora da escolha para cada aplicação. Outro fator importante é considerar a quantidade de portas ou gavetas que a fechadura travará, já que essa particularidade elimina uma ampla gama de opções.

Saber se o cliente está adquirindo um móvel para usar em um escritório ou para uso residencial é outro ponto de referência no momento da decisão. Afinal, cada ambiente possui um propósito que exige um tipo de segurança diferente.

Nesse sentido, isso nos leva ao principal ponto: o nível de proteção. Normalmente, as fechaduras para móveis têm como principal objetivo controlar o acesso de pessoas. Portanto, considerar quem terá permissão de abrir e fechar o móvel em questão e o que ali será guardado já lhe dará uma boa resposta sobre os modelos a serem utilizados.

 

Tutorial para instalar fechadura para móveis de madeira


Após definir o modelo ideal para o móvel, chegou a hora de orientar o cliente sobre a instalação da fechadura, seja em uma gaveta ou em uma porta. Portanto, para não haver problemas ou imprevistos nessa hora, trouxemos um passo a passo para você auxiliar seu consumidor na execução dessa tarefa em um conjunto de portas de madeira.

1°- Na maioria das fechaduras para móveis de madeira utiliza-se na instalação uma broca chata de ¾”. Importante ressaltar que ela não pode ser maior que a fechadura. Portanto, recomenda-se que seja do tamanho do cilindro.

2°- Primeiramente é necessário travar uma das portas. Para isso, insere-se a fechadura nela, através de um furo feito na madeira, tomando o cuidado para não deixar o trinco sobrar na borda da madeira. É preciso medir a distância com uma ferramenta de medidas.

3°- É essencial que o furo seja feito corretamente. Por isso medi-lo é imprescindível. Também é importante que o responsável pela tarefa tenha experiência, para não estragar a porta de madeira do móvel.

4°- Após, fixar a fechadura por meio dos parafusos.

5°- Agora, na porta ao lado é necessário fixar o trinco, de acordo com a estatura e próximo da fechadura. Em muitos casos, apenas um trinco é suficiente, mas caso veja necessidade, é possível inserir mais de um. A chapa, responsável pela ação de trancar e destrancar, pode ser fixada tanto na parte inferior e interna do móvel, quanto na superior.

Você pode conferir o vídeo, para melhor compreensão e com mais algumas dicas aqui.

 

Como instalar fechadura para gaveteiro com travamento frontal ou lateral? Veja vídeo:


Assim como a tarefa de instalar uma fechadura para portas de móveis de madeira, a instalação em gaveteiros, seja frontal ou lateral, também é muito simples. Com auxílio de alguns materiais adequados, a fechadura para gaveteiro é rapidamente instalada. Para não restar nenhuma dúvida, confira, no vídeo a seguir, o passo a passo da instalação para esse tipo de aplicação.



 

Como instalar fechadura com segredo numérico? Veja vídeo:


Além das tradicionais fechaduras para móveis de madeira, outro padrão muito utilizado é a fechadura com segredo numérico. Esse tipo possui acionamento mecânico por meio de uma tranca, não necessitando de qualquer fonte de energia. Nesse sentido, ela é ideal para lugares com grande movimentação, já que não exige o uso de chaves. Confira, no vídeo abaixo, o passo a passo da instalação desse modelo para auxiliar o seu cliente.



 

Quer saber qual é a melhor opção de fechadura para o seu projeto moveleiro? Confira a resposta da sua dúvida com as dicas do nosso artigo!

 


Publicado por Soprano, dia 26/11/2020

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco