06 de Setembro, 2024
2º Conexão Solar discutiu novidades e destaques em energia solar no Brasil
Por meio da Unidade Fotovoltaico, a Soprano realizou a segunda edição do Conexão Solar, evento que discute soluções em...
Continuar lendoCarregando
Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:
Adicione itens para continuar.
Resumo da sua solicitação de orçamento
Qtd. | Produto | Código |
---|
Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:
Sua solicitação foi enviada com sucesso!
Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.
Downloads
Faça download dos arquivos selecionados.
Adicione itens para continuar.
Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:
Download concluído
Tempo de leitura: 5 minutos
Quando falamos em instalações elétricas, existem alguns componentes que não podem faltar em sua loja de materiais elétricos. É o caso do trio de proteção residencial da Soprano, que protege os equipamentos de seus clientes contra descargas atmosféricas e sobretensões originadas por manobras da concessionária. Esse trio é formado por três principais componentes: os minidisjuntores, os interruptores diferenciais residuais (DR) e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Neste texto, explicaremos um pouco sobre o DPS, utilizado para proteção de equipamentos e evitar surtos elétricos. Então, confira mais sobre ele a seguir!
Primeiramente, vale dizer que a combinação do trio de proteção residencial é extremamente importante para a segurança de seus clientes. Isso porque cada um deles tem uma aplicação específica: o dispositivo DR é voltado para proteção de pessoas, por exemplo, enquanto o DPS serve exclusivamente para a proteção de equipamentos. Esta pode, inclusive, ser uma ótima solução para aqueles que possuem receio de queima de equipamentos em tempestades ou picos na rede, por exemplo.
Você não vai deixar de ter esse produto, não é mesmo?! O Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) proporciona máxima eficiência para proteção de equipamentos eletroeletrônicos contra sobre tensões na rede elétrica.
Obrigatório em qualquer instalação elétrica, de forma geral o DPS é usado em instalações de diferentes tipos, podendo ser tanto instalados no padrão de entrada da concessionária quanto nos quadros de distribuição, conforme necessidade e nível de proteção desejado pelo seu cliente. Além disso, ele é comumente procurado por pessoas mais especializadas no assunto, em geral responsáveis pela instalação elétrica desses componentes, como eletricistas e engenheiros.
Ainda sobre a exigência técnica para instalar o DPS, vale ressaltar que o dimensionamento deste produto em uma instalação deve ser feito sempre por um profissional qualificado e especializado na área. Ao completar essa etapa, a instalação também deve ser feita por alguém especializado. Lembrando, também, que todo o trabalho realizado em instalações elétricas deve ser feito com a rede desenergizada, eliminando os riscos de danos elétricos ao eletricista e ao seu cliente.
Nesse sentido, é importante ter conhecimento aprofundado sobre a norma 5410, pois é ela que possui todos os requisitos determinantes de como um projeto elétrico de baixa tensão deve ser feito, constando também a obrigatoriedade dos produtos a serem utilizados no processo.
Ao indicar o trio de proteção residencial para seu cliente, incluindo o dispositivo de proteção contra surtos, é importante saber explicar quais são os principais benefícios desses componentes. Vejamos, a seguir, as principais características de cada um deles, começando pelo DPS:
O DPS, ou Dispositivo de Proteção Contra Surtos, são exclusivos para a proteção de equipamentos. Ou seja, eles são responsáveis por proteger equipamentos de uma descarga atmosférica ou até mesmo um pico de tensão ocasionado por manobras da concessionária. No caso desse dispositivo, é importante observar a região instalada e os demais cálculos realizados para sua especificação, além de ter seu status constantemente observado, pois seu mau dimensionamento pode acarretar danos no painel.
Os dispositivos do tipo DR, ou Interruptor Diferencial Residual, possuem uma função muito específica e extremamente importante: proteger as pessoas. Dessa forma, são desenvolvidos para que, no caso de uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, eles possam desarmar-se automaticamente, conferindo segurança a seus clientes. Essa “fuga” pode ser uma pessoa com o dedo na tomada, por exemplo. Além disso, é muito importante que esse dispositivo possua um dimensionamento de 30mA (alta sensibilidade), além da presença de um profissional qualificado no momento da instalação.
Você sabia que para garantir isso tudo a escolha do trio de proteção residencial deve ser da mesma marca? Acesse o infográfico da Soprano e saiba mais sobre o assunto!
Enfim, com certificação INMETRO até 63A, os disjuntores ou minidisjuntores SHB atendem a norma brasileira NBR NM 60898 e estão sempre presentes nas instalações. Indicados para uso nos quadros de distribuição e padrões de entrada de energia, proporcionam alta performance, proteção e segurança para seus clientes. Eles também possuem mecanismos internos que permitem o desarme da corrente elétrica em caso de curto-circuito ou sobrecarga, sendo necessária sua a presença para complementar a ligação dos dispositivos DRs e DPS, e são responsáveis pela proteção e seccionamento em caso de manutenção dos dispositivos.
Atualmente, a Soprano conta com dois modelos de DPS: o monobloco, que possui tamanho similar ao minidisjuntor e atende a classe II. E o modelo com refil, que atende as classes I/II e II, tendo como possibilidade a troca do refil em caso de atuação. Além disso, é importante deixar claro para seu cliente que o DPS é um componente que sofre degradação com a quantidade de atuações, e por isso deve ser dimensionado por um profissional qualificado a fim de apresentar uma maior vida útil.
Por fim, é sempre Vale destacar, novamente, que cada dispositivo do trio de proteção residencial atua exclusivamente para um tipo de proteção. Assim, o dispositivo de proteção contra surtos serve apenas para a proteção de equipamentos, ou seja, em uma eventual sobretensão, protegerá os equipamentos da rede de seu cliente, evitando danos aos mesmos.
Importante reiterar que todos os produtos Soprano atendem às normas técnicas da NBR 5410, que preveem determinações como aterramento, capacidade e disposição de cabos do neutro, além de número de polos reservas nos quadros, avisos de perigo a ser colocado nos quadros, determinação do diâmetro para a passagem de cabos e muito mais requisitos fazem parte do projeto elétrico. Tudo para proporcionar uma instalação mais segura e eficiente.
Na Soprano, todos os dispositivos de proteção elétrica são pensados e desenvolvidos para oferecer o melhor em qualidade, segurança e custo-benefício aos clientes da sua revenda. Para isso, possuímos laboratório próprio, com possibilidade de ensaios em todos os produtos e garantindo a qualidade que você já conhece. Além disso, oferecemos uma garantia de 2 anos em todas as nossas soluções. Conheça toda a variedade de nosso catálogo e ofereça em sua revenda os melhores dispositivos de segurança com o uso de nossos disjuntores e dispositivos DRs e DPS!
Publicado por Soprano, dia 28/07/2021
Ficou com alguma dúvida?
Fale ConoscoReceba nossas newsletters com novidades e promoções!
06 de Setembro, 2024
Por meio da Unidade Fotovoltaico, a Soprano realizou a segunda edição do Conexão Solar, evento que discute soluções em...
Continuar lendo03 de Setembro, 2024
A Soprano, especializada em soluções para casa e construção, por meio da Unidade Fotovoltaico, promove a segunda ediçã...
Continuar lendo15 de Agosto, 2024
A crescente demanda por energia limpa e sustentável tem impulsionado o mercado de energia solar no Brasil. Com um aumen...
Continuar lendo