Lojas de materiais elétricos costumam sempre ter clientes, uma vez que os produtos encontrados lá são úteis para o dia a dia de muitas pessoas. A questão é que, mesmo que haja certa demanda por esses produtos, isso não significa que a sua revenda de produtos elétricos estará sempre no lucro. Para fidelizar e ter cada vez mais clientes em sua loja, é necessário uma série de fatores, desde um bom atendimento até à diversidade e qualidade dos itens oferecidos.
Dessa forma, ter um fornecedor com uma história forte e uma marca consolidada, além de um catálogo amplo de produtos diversos pode ser um grande diferencial da sua revenda de materiais elétricos. Neste texto, você confere 6 dicas para vender seus materiais elétricos de forma bem-sucedida!
A importância da qualidade e da variedade em sua loja de revenda
Então, como explicamos, a qualidade dos produtos é um fator muito importante para a sua revenda. Porém, isso só será possível se você escolher um fornecedor de materiais elétricos de confiança, e que possa oferecer tudo aquilo o que os clientes de sua loja procuram no dia a dia.
Assim, quando o cliente percebe que o seu material é de qualidade, que o que ele procura está sempre em estoque e que o custo-benefício desses produtos é bom, certamente ele voltará a comprar com você. Essa fidelização é muito importante, pois contribui para o aumento de suas vendas e também para o marketing positivo da sua marca. Quase sempre quem sai satisfeito de um estabelecimento leva essa indicação para amigos e conhecidos. E então o seu negócio começa a prosperar cada vez mais.
Outro fator muito importante, e que já citamos neste texto, é a variedade do seu catálogo de produtos. Uma revenda de materiais elétricos que sempre possui em estoque o que o cliente procura, e também que oferece novos produtos e lançamentos do mercado sai na frente da concorrência. Por outro lado, não ter estoque dos produtos essenciais para uma loja de materiais elétricos, e não oferecer um fornecedor que conte com serviços de assistência técnica pode acabar afetando o seu negócio negativamente.

O que cuidar na hora de escolher um fornecedor
Neste sentido, é preciso estar atento aos fatores mais importantes na hora de escolher o seu fornecedor de materiais elétricos. É preciso contar com uma empresa de marca consolidada no mercado, que tenha em seu histórico a diversidade de produtos e a qualidade na entrega. Hoje grande parte dos revendedores de materiais elétricos importam seus produtos da China, porém é preciso entender quem tem credibilidade e oferecerá a você e seus clientes mais do que qualidade, mas também segurança.
Colocar uma marca desconhecida em sua revenda de materiais elétricos pode até sair um pouco mais barato, mas possivelmente significará problemas no futuro. Com tantas opções de marcas e produtos disponíveis atualmente, especialmente na internet, o consumidor procura por revendas que entreguem produtos de qualidade inquestionável. É isso que fará você se destacar perante uma concorrência cada vez mais acirrada.
6 dicas para vender mais e ser mais competitivo no mercado
Portanto, a seguir veremos algumas dicas simples, mas muito valiosas, para que você se torne mais competitivo no mercado e para que sua revenda de materiais elétricos entregue tudo aquilo que os consumidores procuram atualmente.
1. Preste atenção à disposição dos materiais elétricos
Seu cliente espera entrar em sua revenda de materiais elétricos e encontrar exatamente aquilo que você procura. Neste sentido, mesmo que você conte em sua equipe com vendedores atentos e dispostos a ajudar, uma boa organização e disposição dos produtos certamente faz com que você ganhe pontos com seus clientes, pois facilita a vida do consumidor. Muita gente prefere o autoatendimento e têm pressa em encontrar o seu produto, e lojas que facilitam esse processo e separam seus produtos por setores sempre oferecem uma experiência positiva neste sentido.
2. Busque diversidade no catálogo
Diversidade é algo muito importante para a sua revenda de materiais elétricos. Se o cliente não puder encontrar tudo o que procura no seu estabelecimento, não há motivo para ele voltar a comprar em sua revenda. Conte com fornecedores de materiais elétricos com um portfólio vasto o suficiente para atender a todos os tipos de públicos.
3. Treine sua equipe para vender mais e melhor
Além da questão do catálogo diverso e de um estoque sempre abastecido, é preciso prestar atenção no treinamento oferecido à sua equipe. Afinal, se o cliente perceber que o atendimento oferecido foi raso, ou que os funcionários da sua revenda não conhecem os produtos que estão vendendo, é provável que não volte a comprar com você. Tenha em sua equipe profissionais especializados no assunto e, mais importante do que isso, ofereça os treinamentos e cursos necessários para que esta profissionalização aconteça.
4. Busque fornecedores que entendam dos produtos que vendem
Assim que seus funcionários devem conhecer os produtos vendidos em sua revenda, seu fornecedor de material elétrico também precisa ter um vasto conhecimento sobre os itens oferecidos no catálogo, dando a você todo o suporte necessário neste sentido.
Se logo no primeiro contato com o fornecedor você não sentir confiança no produto ou que o atendimento foi aquém do esperado, talvez seja uma boa ideia pesquisar outras opções de fornecedores.
5. Ofereça um bom pós-vendas
Para que a sua revenda de materiais elétricos não apenas ganhe novos clientes, mas fidelize os antigos, um bom serviço de pós-vendas faz toda a diferença. É isso que fará o seu cliente voltar a comprar com você e até indicar a marca para amigos e conhecidos. Ofereça um bom suporte aos consumidores, mesmo em caso de trocas e reclamações, e esteja sempre disposto a resolver os problemas apresentados. Contar com um fornecedor de materiais elétricos que ofereça assistência técnica também faz toda a diferença!
6. Preze pela qualidade dos produtos oferecidos
Qualquer revenda de materiais elétricos precisa prezar pela qualidade. Pode parecer repetitivo, mas o fato é que este é um ponto fundamental para o sucesso do seu negócio. Portanto, busque sempre fornecedores que entreguem qualidade naquilo que produzem. Na Soprano, cada item enviado aos clientes e revendas passa por testes minuciosos antes de ser colocado em linha, o que faz toda a diferença no produto final. Alguns fornecedores não testam seus produtos antes do lançamento, o que acaba impactando na qualidade oferecida.
Atualmente, a Soprano oferece um dos maiores portfólios do mercado em soluções de energia, com assistência técnica sempre que necessário e controle de qualidade de cada item que sai de nossas lojas. Nossa marca pela excelência na entrega e por oferecer um estoque extenso e diverso para clientes de lojas e revendas, de fábricas de materiais elétricos, de construtoras à procura de fornecedores e até para o chamado cliente final.

Além disso, a Soprano oferece palestras personalizados com os clientes e distribuidores para que eles passem a conhecer melhor cada produto oferecido. Saiba mais sobre nossas soluções.