Carregando

Carregando - Soprano

Cotação

0

Solicitação de Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.


Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0

Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Download concluído

Casa

Fechos: descubra a sua variedade de tipos e aplicações

Tempo de leitura: 16 minutos

Nunca antes foi tão prático abrir e fechar as portas de armários e gavetas de um ambiente. Conheça mais sobre os fechos e pulsadores que eliminam a presença de puxadores e levam mais conforto e sofisticação para a casa do consumidor.


Os fechos para móveis são componentes que se reinventaram ao longo do tempo para nunca perder as suas características e assim permanecer na casa ou no trabalho das pessoas.


Além das versões tradicionais, bastante presente em um mobiliário com mais tempo de fabricação, esse acessório agora também se apresenta em outros formatos, com pulsadores, que foram especialmente pensados para acompanhar móveis planejados e com a proposta de levar ainda mais conforto para o cliente.



Um móvel com a presença de pulsadores magnéticos, por exemplo, dispensa a utilização de puxadores e permite a abertura e o fechamento de portas com apenas um toque. 


Eles são usados mais frequentemente em armários instalados na cozinha, valorizando a organização e leveza dos espaços.


Entretanto, como a maioria dos acessórios para móveis, os fechos mais tradicionais possuem diferentes características e funções, como manter a porta sempre fechada e evitando surpresas desagradáveis.


São informações importantes para quem revende esse acessório e que pode auxiliar na hora de ajudar o cliente na compra do componente certo para a sua demanda.


Pensando nisso, a Soprano preparou esse artigo com as informações mais relevantes sobre os diferentes tipos de fechos disponíveis no mercado. Tudo para que você entenda o que é esse acessório, quais são as suas vantagens, características, para quais móveis são indicados, além de conhecer mais sobre cada um dos tipos de fecho.


E também aprenda como instalar as diferentes versões e saiba como responder as principais dúvidas do cliente sobre esse produto.


Acompanhe!


O que são fechos?


Um fecho para móveis é um dispositivo que mudou a forma como o seu cliente usa o mobiliário dentro de casa.


Instalada cada vez mais em móveis planejados, mas também presente em outros mobiliários mais antigos, esse componente possui sistema articulado que pode eliminar a utilização de puxadores, bastando apenas um único toque para travar ou destravar portas.


Além disso, esse acessório é fundamental para manter a porta do armário fechada, uma excelente utilidade para manter os locais organizados e bem protegidos. 


Os fechos estão disponíveis no mercado em três versões:


  • Fecho Pulsador Magnético: essa versão expulsa a porta para fora após o acionamento com o toque na porta e é usada na maioria dos casos em móveis sob medida;


  • Fecho Batente 2 Furos: já esse modelo ajuda no fechamento das portas de armários mantendo fechada através de imã;


  • Fecho para móveis: modelo que pode ser encontrado como botão para móveis ou rolete duplo e também serve para o fechamento da porta de armários.


Explicamos mais adiante desse artigo como funciona cada uma dessas três versões de fechos para que você saiba como cada um atende à necessidade do cliente. 


Em especial, os pulsadores magnéticos priorizam o design e a modernidade dos móveis. Isso porque esse modelo de fecho dispensa a necessidade de fazer furos na peça na hora da instalação. Ou seja, preserva a qualidade do móvel e não deixa buracos indesejáveis aparentes para instalação do componente.


Dessa forma, as linhas retas e as bordas precisas deixam o móvel e o ambiente onde ele está inserido com um ar minimalista, mais moderno e bastante sofisticado, além de transmitir uma sensação de limpeza e organização.


Também com o uso cada vez mais frequente dos espaços integrados, a decoração da cozinha ganhou protagonismo justamente por estar mais visível a quem está na sala de estar, por exemplo.


Outro fator importante que torna o fecho ainda mais essencial é a sua resistência, com uma procedência de qualidade e com ampla garantia.


Além disso, a limpeza também fica muito mais fácil e prática. Os pulsadores magnéticos dispensam os cuidados exigidos com os puxadores, em especial pelo tipo de material usado com eles, basta passar um pano limpo e úmido em toda a superfície e a limpeza é concluída.


Todas essas características são bastante procuradas por quem investe em um móvel sob medida ou quem quer mais comodidade em casa ou no trabalho. Por isso, o fecho – em suas diferentes versões - tem garantia de giro da mercadoria, evitando estoque parado e sem vendas.

 

Leia também:

Praticidade e segurança: conheça tudo sobre a corrediça telescópica



Quais são as características dos fechos?


Existem versões que se adaptam para qualquer tipo de móvel - desde os mais antigos aos mais novos. Ou seja, tem opções para todas as particularidades que o cliente desejar e você pode ajudá-lo a escolher o componente certo a partir dessas informações que preparamos nesse artigo.


Além de todas essas vantagens, esse dispositivo possui importantes características que tornam ele imprescindível para quem quer levar mais modernidade e sofisticação para o ambiente.


Uma delas é a alta resistência, uma vez que acessórios para móveis precisam agregar mais funcionalidade e proteção para as peças, ampliando a sua qualidade e usabilidade no dia a dia do ambiente do consumidor.


Ter um material de qualidade no seu estoque é a garantia de uma venda assertiva e sem riscos de decepcionar o consumidor.


Os fechos disponíveis no mercado possuem partes metálicas de diversos acabamentos, como níquel (revestimento que visa tornar a peça mais resistente contra corrosão, e um excelente acabamento estético);


cromado (durante a sua produção é adicionado uma quantidade maior de cromo, oferecendo mais brilho ao material);


zincado branco (que recebe uma camada de zinco brilhante, que protege as peças contra corrosão em ambientes internos ou ambientes externos) e partes em polímeros de diversas cores como branco, cinza, marrom ou preto que combinam com todos os tipos de móveis.


Outra característica do produto é a sua forma de instalação. Algumas versões podem ser embutidas ou sobrepostas ao móvel – variando conforme o objeto, ainda mais se for sob medida ou não.


É mais um exemplo de como esse acessório se adaptou ao longo do tempo e segue relevante para o consumidor, seja para aquele que quer colocar o fecho em um móvel já instalado ou para aquele cliente que fabrica móveis e considera a presença de um pulsador magnético no seu projeto.


Também variam as formas de fechamento: enquanto algumas versões possuem uma ponta magnética com acionamento, outras são acompanhadas de imã de aproximação ou uma lingueta de pressão que se encaixa em outro item fixado no móvel.


Leia também:

Pistão para móveis: saiba como escolher o modelo certo



Quais móveis os fechos são indicados?


É importante que o cliente saiba que os fechos podem ser instalados em todos os tipos de móveis existentes em uma casa - e até mesmo no mobiliário do escritório. Isso inclui portas de gabinetes, guarda-roupa e até mesmo do rack instalado na sala.



Porém, esse componente faz sucesso e é mais indicado no mobiliário da cozinha, um ambiente cada vez mais integrado com a casa e que ganhou ainda mais relevância nos últimos anos.


Por ser um local que reúne toda a família, as praticidades dos acessórios para móveis são levadas para o mobiliário desse local.


Outra informação relevante é que a maioria dos fechos são simples, práticos, além de resistentes e que combinam harmoniosamente com madeiras, vidros e outros metais, levando para a casa do cliente um mecanismo eficiente.



Quais são os tipos de fecho?


Depois que você viu o que é, quais as vantagens e características e quais móveis são indicados, é hora de entender como funcionam cada um dos três tipos de fecho produzidos especialmente para os móveis de uma residência ou até mesmo para o mobiliário de um escritório.


Até porque serão para móveis instalados nesses dois tipos de ambientes que o seu cliente mais irá considerar a instalação de um fecho.


  •  Pulsador magnético:



É o que de mais moderno existe em fechos e certamente possui um alto nível de procura por parte do consumidor. Também é ideal para acompanhar a abertura e o fechamento de portas de móveis fabricados sob medida.


Com ele é possível movimentar a porta, dispensando o uso dos tradicionais puxadores. Ou seja, tendo acesso ao interior de armários em apenas um toque.

 

Com o pulsador magnético, basta pressionar levemente as portas para que elas abram e fechem. O sistema pode ser aplicado em portas comuns. Também possibilita ajuste na ponta magnética de +4,5 mm, com acionamento aproximado de 2 mm e avanço 40 mm.

 

Essa versão é instalada em portas de armários e funciona em conjunto com as dobradiças caneco sem mola. Essa informação é importante: a função da dobradiça caneco sem mola é contribuir com a abertura e o fechamento de móveis com praticidade.

 

Assim, o fecho impulsiona a porta para fora com uma espécie de pulsador, fazendo com que a dobradiça esteja mais solta para facilitar a abertura e tornar o processo mais eficiente.


Por isso, esse modelo de dobradiça, também precisa estar instalada no móvel para uma melhor eficiência desse modelo de fecho.

 

O pulsador é produzido com aço, polímero colorido e o batente em aço niquelado.



  • Fecho Magnético:



São instalados em portas de armários e tem a função de manter a porta fechada – evitando que ela possa ser aberta facilmente ou com a força do vento, por exemplo. E também contribui com mais segurança para o móvel do cliente, evitando que objetos e documentos fiquem expostos sem necessidade.


Essa versão funciona com a ajuda de um ímã instalado entre duas presilhas de aço, fazendo contato com batente fixado na porta. A parte externa do fecho é fabricada em polímero, nas cores cinza, branco, marrom e preto.


  • Fecho para móveis: Esse modelo pode ser encontrado em duas diferentes versões. Conheça elas:


 

o  Fecho botão para móveis:



Pode ser aplicado em portas de armários com duas portas, realizando o travamento de uma porta, com a justificativa de manter a porta fechada constantemente. Esse modelo de fecho é produzido em material termoplástico com lingueta trava em aço niquelado.


A sua dinâmica de funcionamento prevê o fechamento ocorrendo por meio de uma lingueta que trava o batente, proporcionando um ajuste perfeito ao fechar a porta dos mais diferentes móveis do ambiente que o seu cliente quer.


o  Fecho rolete duplo:



É indicado para instalação em portas de armários e também tem função de manter a porta fechada permanentemente, evitando que ela fique aberta sem necessidade e deixando objetos e acessórios expostos.


Essa versão funciona por meio de um pino preso na porta que trava entre 2 roletes sob pressão. É um modelo fabricado e disponível no mercado com acabamento zincado branco, material importante e que mantém ainda mais a durabilidade do componente.


Já o corpo é fabricado em aço e os roletes fabricados em nylon.


Leia também:

Fechadura digital com cartão modo público para armários coletivos



Como é a instalação de fechos em móveis?


Assim como a grande maioria dos componentes para móveis, a instalação de um fecho para móveis é muito simples. Por isso, é possível que o cliente mesmo, com o mínimo de conhecimento sobre montagem, possa fazer a fixação do produto no móvel desejado.

Separamos as instruções de instalação para que você possa também orientar o cliente sobre a facilidade de levar um fecho para móveis para casa com a garantia de que a fixação será descomplicada.


Passo a passo para instalação de pulsador magnético:


1.  Separe o suporte que vai no móvel com o fecho magnético.


2. a) Para o modelo acabamento branco e cinza: no móvel, meça 16mm de espessura a partir da borda do móvel e faça a marcação. Lembre-se de considerar 15mm e mais 1mm para folga;


b) Para o modelo acabamento steel: no móvel, meça 19,5mm de espessura a partir da borda do móvel e faça a marcação. Lembre-se de considerar 4mm e mais 1mm para folga;

3.  Posicione o suporte do fecho alinhado com a marcação e coloque os parafusos;


4. Após, é só encaixar o fecho no suporte que você acabou de colocar no móvel;


5. Posicione a porta sobre a ponta do pulsador e faça uma marca, nesse local você deverá parafusar o batente na porta.


6. Faça a regulagem final na ponta do fecho para obter o melhor desempenho na abertura da porta.


7. Pronto. O fecho está instalado e pronto para o uso.



Passo a passo para instalação de fecho 2 furos, botão e rolete duplo:


1. Posicione o fecho para marcar o tamanho do local de furação na porta;


2. Após, marque o centro da porta para instalação do equipamento;


3. Fure o centro da porta utilizando uma broca chata ¾ e todo o local marcado para fixação do dispositivo;


4. Use o formão para retirar as rebarbas e ajustar com mais precisão o furo do fecho;


5. Em seguida, fixe o fecho para fazer marcação na porta e fixá-lo com os parafusos;


6. Para embutir, retire o fecho e, com a ajuda do formão, retire todas as rebarbas da área total ocupada pelo fecho;


7. Após, posicione e fixe o fecho;


8. Em seguida, marque o centro do furo no batente, ou seja, a parte do fecho que ficará no batente para deixá-la fechada permanentemente;


9. Com a broca chata ¾, também faça a mesma furação no batente. Também retire as rebarbas com o formão para um acabamento caprichado;


10. Fixe o espelho do batente;


11.Pronto. O fecho está instalado e pronto para o uso.



Como vender melhor para o cliente?


Percebeu como um dispositivo como fechos para móveis são versáteis e podem levar uma série de benefícios para o ambiente do seu cliente?


Dessa forma, ao conhecer mais sobre esse produto, você pode orientar o consumidor na hora da compra e permitindo que ele conclua a compra do fecho certo para a demanda que precisa.


Para contribuir ainda mais com a jornada de compra na sua loja, separamos algumas respostas para dúvidas frequentes dos consumidores sobre esse dispositivo.


·  Fechos podem ser usados somente em móveis sob medida?


Não. Esse componente apresenta diferentes versões que se adaptam à demanda do cliente. Em geral, todos os móveis dos mais diferentes cômodos, como cozinha, sala, dormitórios, banheiro e escritórios, podem ser equipados com um fecho.

 

Entretanto, a versão de fecho com pulsador magnético é mais indicada por ser mais eficiente em projetos de móveis sob medida porque oferecem conforto e  sofisticação– características que esse tipo de planejamento exige e que esse componente possibilita.

 

Mas os fechos também podem ser instalados em móveis em geral porque atuam para manter as portas dos armários sempre fechadas, evitando que objetos, documentos, dinheiro, por exemplo, fiquem expostos. Isso vale para o rack da sala ou na mesa do trabalho.


Variedades não faltam e que com certeza ficam ainda mais práticas e seguras com a utilização do fecho correto.

 

· Por que o pulsador magnético funciona melhor em um móvel com uma dobradiça caneco sem mola?


As dobradiças caneco na versão sem mola atuam para sustentar portas e contribuir com a abertura e o fechamento de móveis, levando mais praticidade para o mobiliário.


Assim como o fecho magnético, também é bastante recomendado para móveis sob medida. Quando instalada em uma peça com a presença do fecho magnético, ela leva ainda mais praticidade ao cliente.

 

Isso porque o fecho impulsiona a porta para fora com uma espécie de pulsador, fazendo com que a dobradiça esteja mais solta para facilitar a abertura e tornar o processo mais eficiente.


Por isso também precisa estar instalada no móvel para uma melhor eficiência desse modelo de fecho.

 

·  Como saber o tipo indicado de fecho de acordo com o material do móvel?


Existem diferentes modelos do fecho disponíveis no mercado. Os mais tradicionais possuem acabamento em níquel, que possui um excelente acabamento estético e se adapta aos mais diferentes tipos de mobiliário.


Ainda existem as versões cromadas, que dão mais brilho e força ao componente; zincado branco, também brilhante e resistente. Por fim, a sua revenda pode também ter modelos em polímeros de diversas cores como branco, cinza, marrom ou preto que combinam com todos os tipos de móveis.


Dessa forma, os fechos combinam harmoniosamente com madeiras, vidros e outros metais, levando para a casa do cliente um mecanismo eficiente.


 

·  O cliente vai precisar de um profissional para fazer a instalação?


Não. A maneira como se instala um fecho em um móvel é bastante fácil e pode ser realizada por qualquer pessoa que entenda minimamente questões de instalação de componentes para móveis e saiba manusear uma chave de fenda ou furadeira.

 


Conheça a linha de Fechos da Soprano


Você sabe que pode contar com a Soprano, não é mesmo? E essa parceria e confiança também se estende para os nossos componentes para móveis, em especial os fechos, que detalhamos ao máximo nesse conteúdo exclusivo que produzimos para você.


Nosso catálogo de fechos engloba os mais diferentes modelos, como Pulsador Magnético, Fecho Para Móveis e suas diferenças e particularidades que fazem a diferença para a casa do cliente.


As aplicações são variadas, desde o fechamento de armários como os fechos até pulsadores magnéticos, que são utilizados com as dobradiças caneco sem mola e são responsáveis por impulsionar a porta do armário, com apenas um toque.


Essa última versão é a que de mais moderna existe em fechos e que você precisa ter em seu estoque para levar novidades.


É mais conforto e praticidade para o ambiente que o seu cliente precisa. Por isso, para levar produtos de qualidade e com excelente movimentação no seu estoque, conte conosco.



Quer saber como ajudar seu cliente a escolher a dobradiça caneco ideal? Então não deixe de conferir nosso artigo exclusivo sobre o tema!



Publicado por Soprano, dia 25/03/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco