Carregando

Carregando - Soprano
0
Solicite um Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.



Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0
Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Download concluído

Segurança e Proteção

Tecnologia

Fechadura elétrica: conheça os diferenciais do produto

Tempo de leitura: 11 minutos

A automação residencial, também conhecida como domótica, é uma tecnologia que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos. Com o uso de fechadura elétrica, por exemplo. foi possível ter mais conforto e segurança para residências e ambientes comerciais, automatizando e controlando processos e ações que antes eram manuais. 


Um exemplo disso está em algo muito simples do nosso dia a dia: entrar e sair de casa. Sendo assim, na hora de escolher uma fechadura para a construção ou reforma do imóvel, fatores além da segurança influenciam na decisão. Por exemplo: questões como estética, frequência de manuseio e exposição aos fatores climáticos também precisam ser consideradas.



Leia também:

Casa no litoral? Tenha fechaduras resistentes aos efeitos da maresia e a oxidação. 


Neste universo, não faltam opções — incluindo as mais "inteligentes". É o caso da fechadura elétrica, que surge como uma alternativa às convencionais. O uso de chaves comuns traz uma série de falhas, pois qualquer pessoa pode entrar — o que pode criar dor de cabeça em casos de chaves perdidas ou roubadas. 


No entanto, ainda que a popularização da fechadura elétrica tenha crescido nos últimos anos, ainda há muitas dúvidas e inseguranças sobre seu uso. Por isso, a Soprano reuniu em um só lugar as respostas para as principais dúvidas sobre esse tema. 

Boa leitura!


O que é fechadura elétrica?


Diferente dos modelos convencionais, as chamadas "fechaduras inteligentes" têm capacidade de tomar decisões. Ou seja: podem autorizar ou não a entrada de uma pessoa, baseadas em lógicas programadas. 


Portanto, a fechadura elétrica pode ser considerada um meio inteligente de controlar a entrada e saída das pessoas. Essa permissão é dada através de um único botão de acionamento para a sua abertura. Geralmente, a porta é aberta à distância — seja por um porteiro ou pelo próprio morador, após a identificação do visitante via interfone. 


Sendo assim, como o seu próprio nome indica, o modelo está ligado à energia elétrica. Seu funcionamento se dá por uma bobina elétrica, também conhecida como "solenoide". Dessa maneira, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, o elemento se transforma em um eletroímã, atraindo uma lingueta de ferro e abrindo a porta. Quando isso acontece, a fechadura elétrica emite um som característico, que indica a permissão para abrir a porta. Enquanto isso, o sistema de fechamento consiste em uma mola que empurra a lingueta para travar a porta.


Com esta implementação, ainda se tem a possibilidade de abertura da porta utilizado chave. Isso é extremamente benéfico em queda de energia ou caso não tenha ninguém disponível para abrir a porta. Nesse sentido, a fechadura elétrica também possui uma memória mecânica interna, permitindo assim o destravamento da porta no primeiro impulso elétrico. 


Fechadura elétrica e eletrônica: existe diferença?


Por causa da semelhança entre os nomes, há bastante confusão entre fechadura elétrica e a eletrônica. 


A fechadura eletrônica ou digital são ferramentas mais inteligentes: a pessoa é a própria chave. Sendo assim, dispensa o uso dos modelos tradicionais e também das fechaduras mecânicas. 


Leia também:

Fechaduras inteligentes: inovação, segurança e praticidade 


Esse modelo, portanto, é mais prático e visualmente mais atraente que a fechadura elétrica. A versão eletrônica permite abrir portas por meio de senhas, tags ou chaveiros de proximidade, aplicativo de celular ou biométrica. Ou seja, é praticamente impossível ficar preso fora de casa com a adoção das fechaduras eletrônicas.


Além disso, outra vantagem é que o proprietário pode compartilhar a senha com parentes e amigos próximos. Assim, elimina a necessidade de fazer cópias de chave. Ao mesmo tempo, permite a troca das senhas cadastradas, garantindo ao usuário controle total sobre quem pode acessar aquele ambiente.


Dessa forma, entendemos que a fechadura elétrica é uma versão mais simples em relação ao modelo eletrônico. Ainda assim, é caracterizada por uma inteligência, pois permite o acesso à distância. Dessa maneira, é uma excelente alternativa para quem quer investir em segurança com um orçamento mais baixo. 



Como funciona o sistema de travas elétricas?


As travas elétricas funcionam a partir de um pequeno motor, instalado próximo à fechadura. Ele é acionado via interruptor e sensores elétricos presentes no botão ou controle remoto. A principal diferença entre a trava elétrica e a fechadura elétrica, é que nesta última o sistema de acionamento é interno, enquanto na primeira o motor está mais próximo à fechadura, e não ao sistema de travas. 


Vantagens da fechadura elétrica


Depender apenas do molho de chave pode ser uma dor de cabeça: se perder ou for roubado, é preciso ir até um chaveiro fazer novas cópias. E não é só isso: condomínios residenciais e empresariais estão optando pela fechadura elétrica para portão para aumentar a segurança. 


Com sistemas inovadores, fácil utilização, seguras e com design arrojado, as Fechaduras Elétricas são ótimas escolhas. Forneça agora mesmo para seus clientes.


Nesse sentido, se você ainda não sabe se essa é a melhor opção, confira a seguir quatro motivos para indicar a fechadura elétrica para seus clientes: 


Praticidade


Sem dúvida, essa é a principal vantagem do modelo. Com a fechadura elétrica, você consegue entrar no imóvel apertando apenas um botão para liberar a porta. Dessa forma, é possível controlar exatamente quem entra e sai do estabelecimento, sem precisar de um porteiro, por exemplo. Seu cliente também ganha toda a comodidade da tecnologia por um preço bastante acessível, visto que as fechaduras elétricas possuem valores bastante atrativos, comparadas aos modelos eletrônicos. 


Outra vantagem da indicação das fechaduras elétricas é a versatilidade do produto. Esses modelos podem ser aplicados em portas e portões de diversos modelos e materiais, de uso externo ou interno.

 

Segurança 


Isso também aumenta a segurança do imóvel. Em uma época tão marcada pela generalização do delivery, muitas vezes esquecemos que isso coloca nossa segurança em risco — como garantir que o entregador não é golpe? 


Por isso, com a fechadura elétrica para portão, você não precisa ir até a rua abrir o portão se não está ciente da entrega. A conversa pode ser feita através do interfone, e só quando a checagem for feita é que o morador libera a entrada. 


Design


Na hora de escolher o modelo de fechadura para sua casa, não podemos ignorar que a decoração é um fator importante. Nesse sentido. os modelos elétricos são cheios de estilo e conferem um visual muito mais moderno ao portão. 


Além disso, as fechaduras elétricas trazem um ar de requinte ao ambiente. O imóvel fica mais seguro e sofisticado com esse equipamento!


Instalação e manutenção


Quem busca por praticidade e segurança escolhe a fechadura elétrica. A instalação é bastante simples, porém requer um profissional especializado para mexer com a parte elétrica do imóvel. Assim, evita-se choques e acidentes. 

Além do mais, uma vez que a fechadura é instalada, quase não há manutenção. É necessário, no entanto, ficar atento para a lubrificação do equipamento. Se a fechadura for de aço inox polido, o morador ou responsável precisa se atentar para riscos na superfície, o que indica má manutenção do material.


Tipos de fechadura elétrica


Como vimos até aqui, a fechadura elétrica é um item fundamental para aumentar a segurança de condomínios, empresas e residências. Mas, o que você talvez não saiba é que existem diversos modelos — e conhecer qual escolher trará mais segurança e conforto para o seu dia a dia. 

 

  • Fechadura Eletroímã: Possui tração a partir de 150kgf e é compatível com controladores de acesso e sistemas de interfone digital. Dessa maneira, o modelo é adaptável a todos os tipos de porta — incluindo madeira, alumínio, aço e vidro. Assim, é uma excelente opção para quem busca por praticidade e agilidade.


  • Fechadura elétrica para portão e porta: É a mais indicada para portões de metal ou portas de madeira. Elas são compatíveis com porteiros eletrônicos, controladoras de acesso e interfones. Por isso, sua versatilidade e durabilidade fazem dela uma das melhores escolhas na linha de fechaduras para portões.


  • Fechadura elétrica para porta de vidro: Tem aplicação exclusiva em porta de vidro temperado de uma ou duas folhas, com recorte ou furo para fixação. Assim, podem ser abertas para fora ou para dentro. 


Conheça as fechaduras elétricas da Soprano


As fechaduras elétricas da Soprano proporcionam a praticidade que os moradores buscam com a segurança que eles precisam. São diversos modelos para portões e portas de madeira, metal ou vidro — ideais para entradas de residências, empreendimentos comerciais e escritórios. Saiba mais abaixo!


Fechadura Eletrica Soprano 12V Chave Multiponto Preta


Esses modelos são sotisficados, bonitos e extremamente práticos. Produzidos em aço-carbono e inox, possuem memória mecânica de acionamento, sistema anti burlamento e botão que possibilita a abertura interna da fechadura sem o uso da chave. 


Além disso, esse modelo de fechadura elétrica possui trava rolete e trinco reversível, que permite a instalação em porta com abertura à direita, para fora ou para dentro. Por último, seu puxador em polímero evita ocorrência de choques elétricos.


As versões disponíveis são: 


·     FE789 cilindro bipartido PK R40;

·     FE785 cilindro fixo PY R42;

·     FE785 cilindro ajustável PY R42.


Fechadura para Vidro 


São os produtos mais indicados para móveis com portas de vidro. Está disponível no acabamento de inox polido 91. Portanto, tem uma superfície mais lisa, uniforme e com brilho notável. A capa da fechadura é feita de inox e alumínio, as maçanetas são de alumínio e os demais componentes foram construídos em aço-carbono e polímeros.


A voltagem é de 12V e sua aplicação pode ser feita em portas de vidro com 1 folha (vidro/alvenaria); portas de vidro com Furo Blindex; e portas com abertura externa. Dessa maneira, essa fechadura elétrica atua em conjunto com porteiros eletrônicos, acionadores ou transformadores com saída de 12 à 18VDC.


 As versões disponíveis são: 


·     Fechadura para vidro VA PY Externa Reta;

·     Fechadura para Vidro VA PY Interna Bola;

·     Fechadura para Vidro VV PY Externa Bola. 


Acessórios 


A Soprano também tem acessórios para fechaduras elétricas, como travas e fechos. Outro exemplo é o controle de acesso com sistema independente, que é compatível com fechadura eletroímã, fecho elétrico, fechadura elétrica e fechadura elétrica para vidro. 


Quem quiser, pode optar pelo Acionador AF 12V, com acabamento em branco. Alguns modelos vêm com receptor para controle remoto. Também é possível comprar o chaveiro RFID de controle de acesso, que é compatível com o Controle de Acesso citado no parágrafo anterior. 



Ajude seu cliente a escolher a fechadura elétrica ideal


Com essas informações, chegamos na etapa final: como os revendedores podem ajudar seus clientes a escolher a fechadura elétrica ideal. Lembre-se que não basta vender, é preciso orientar no processo de pós e pré-compra para conquistar o consumidor.

 

Esse modelo de fechadura é o mais recomendada para instalações em portões elétricos residenciais e comerciais. No quesito intempéries climáticas, elas possuem mais resistência do que os modelos eletrônicos.

 

Além disso, como depende apenas do impulso elétrico e não de uma placa eletrônica, a fechadura elétrica se torna muito mais resistente ao clima e temperatura. Ao mesmo tempo que é mais indicada para portas e portões externos, também possui grande vida útil antes de precisar de manutenção.

 

Outro ponto de atenção é em relação à instalação. Esse é um dos pontos mais importantes, e que precisa estar no discurso de venda. Além da ótima relação custo-benefício, a instalação e baixa manutenção são ótimos atrativos para os clientes.

 

E, caso alguém pergunte como instalar uma fechadura elétrica, reforce que é um processo bem simples. Em primeiro lugar é preciso verificar o tipo da porta (madeira, vidro ou metal) e seu sentido de abertura, seja para dentro ou para fora. Essas questões influenciam diretamente no modelo comprado.

 

Por último, como vimos anteriormente, existem fechaduras elétricas específicas para portas de vidro. Nesses casos, além do sentido de abertura, é preciso verificar se a porta segue o padrão recorte ou furação e se é de uma folha ou duas folhas. 


Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a conhecer os diferenciais da fechadura elétrica. Essa é uma forma simples e acessível de levar mais segurança e conforto para a casa do seu cliente, especialmente se optar pelos produtos da Soprano.


No mercado desde 1954, a empresa tem tudo para você confiar. Desde fechaduras até acessórios para móveis, o consumidor encontra na Soprano um parceiro comprometido com o bem-estar e segurança do seu cliente.


Quer saber a diferença entre fechadura elétrica, eletrônica e digital? Então não deixe de conferir o nosso texto explicando tudo sobre o assunto!



Publicado por Soprano, dia 03/12/2020

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco

Fique por dentro

Receba nossas newsletters com novidades e promoções!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Notícias

Blog da Soprano

Segurança e Proteção

17 de Janeiro, 2024

Fechadura para casa na praia: como escolher a melhor?

Quem tem uma casa na praia já sabe: os efeitos da maresia e a oxidação podem ser um desafio na manutenção da residência...

Continuar lendo
Segurança e Proteção

30 de Novembro, 2023

Seu Dia + Soprano aproxima clientes em lojas do setor moveleiro

A unidade de Componentes para Móveis da Soprano promove, desde junho, uma ação para se aproximar ainda mais dos profiss...

Continuar lendo
Lançamentos

23 de Novembro, 2023

Fechadura Digital Invisível para móveis: tecnologia, praticidade e design clean

A Soprano é a marca mais lembrada em fechaduras para mobiliário e isso nos incentiva a estarmos sempre atentos ao aprim...

Continuar lendo