Carregando

Carregando - Soprano

Cotação

0

Solicitação de Orçamento

Você adicionou um item à sua solicitação de orçamento:

Adicione itens para continuar.


Resumo da sua solicitação de orçamento


Qtd. Produto Código

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Sua solicitação foi enviada com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail, em breve você receberá o retorno do seu orçamento.

Downloads

0

Meus downloads

Faça download dos arquivos selecionados.

Adicione itens para continuar.

Quase lá! Informe seus dados para finalizar a solicitação:


Download concluído

Lançamentos

Casa

Segurança e Proteção

Tecnologia

Cadeados: confira guia completo sobre o produto

Práticos e econômicos, os cadeados estão à disposição do cliente em diferentes opções que variam conforme a sua finalidade. Acesse o guia da Soprano e saiba mais sobre esse equipamento.



Os cadeados são populares, bastante eficientes e fazem parte da rotina de muitas pessoas e em diferentes ambientes. Tradicionais em portas e janelas de residências, o dispositivo de segurança também está presente em armários, caixas com objetos, correntes, bicicletas, motos entre outros.


Mas é importante você saber que existem diversas opções e finalidades para um cadeado, atendendo a todos os níveis de exigência dos clientes. Por isso, entre cadeados grandes a pequenos, para malas ou para bicicletas, sempre haverá uma opção adequada.


Nesse sentido, o consumidor que deseja proteger a sua casa poderá contar com um determinado modelo. Outro que deseja prender a sua bicicleta em um bicicletário, por exemplo, poderá optar por uma versão diferente, menor, mais prática.


E você sabe como indicar o cadeado certo conforme o desejo do consumidor?


Portanto, pensando nisso, produzimos esse guia especialmente pensando no seu dia a dia. Para que você possa conhecer todos os detalhes de um cadeado, como funciona, quais são os seus componentes e, principalmente, suas variedades. Sendo assim, se você não conhece, se surpreenderá com a versatilidade desse dispositivo.


E tem mais: o mercado se atualizou e colocou à disposição do consumidor cadeados com alarme e até mesmo biométrico, ou seja, que dispensa a utilização de chaves e usa o reconhecimento das digitais para liberação. Você também conhecerá mais sobre esses dois modelos neste material.


Saiba tudo sobre os cadeados neste guia especial da Soprano.

Boa leitura!


O que são cadeados?

Práticos e bastante utilizados em diversos segmentos, os cadeados atuam como um dispositivo de segurança para bloqueio portátil. Dessa forma, ele tranca e protege um bem ou um determinado espaço, onde somente o proprietário pode abrir por meio de uma chave ou com um código.


Seu formato, inclusive, se tornou até mesmo um ícone universal de proteção, usado na internet para indicar aos internautas uma navegação segura.


Geralmente, os cadeados são utilizados quando as portas ou compartimentos não permitem a instalação de uma fechadura. Além disso, possui bastante apelo junto ao consumidor por ser mais econômico do que uma fechadura e mais simples de usar.



Além do mais, trata-se de um produto com grande potencial de comercialização. Até porque, com o crescimento da população nas cidades e a necessidade de proteger o patrimônio, é cada vez mais urgente apostar em dispositivos de segurança como travas, fechaduras e cadeados cada vez maiores e mais resistentes.


Leia também:

Fechadura eletrônica, fechadura elétrica e fechadura digital: existe diferença?


Como funcionam os cadeados?

Mesmo que tenham formatos diferentes, os mecanismos dos cadeados possuem os mesmos elementos. Geralmente são formados por gancho, corpo, chave, pino segredo e contrapino, mola segredo, lingueta e cilindro. Dessa forma, é a união de todos os mecanismos, um colaborando com o outro, que a casa ou os itens do seu cliente ficam protegidos.


Entenda cada um deles abaixo e ajude o seu cliente a saber mais.


  • Gancho: É a parte externa do cadeado, mais visível, também chamada de tranca. É essa peça que será usada para se prender ou

trancar no objeto que será assegurado;

  • Corpo: Também está na parte externa do cadeado. Sua função é proteger os mecanismos internos da tranca de batidas, pancadas,

clima e outras influências externas;

  • Chave: Item que será usado para abrir o cadeado. Mais adiante neste artigo, você verá opções de cadeados que dispensam o uso de

chave;

  • Pino segredo e contrapino: São as peças que irão definir se o cadeado está trancado ou aberto;
  • Mola segredo: É o item que segura o pino-segredo, sendo responsável por evitar que qualquer chave abra o cadeado;
  • Lingueta: É onde tudo acontece, a verdadeira trava do cadeado. Seu objetivo é segurar ou liberar o gancho;
  • Cilindro: Peça giratória onde é posicionada a chave, sendo responsável pela liberação da lingueta.

 

E como funciona o trabalho de todos esses itens? 


A parte interna do cadeado é formada por diversos pinos de metal, que ficam presos por uma mola dentro de um cilindro. Por isso, para destravar o cadeado, cada um desses pinos precisa estar em uma altura adequada dentro do cilindro, ou seja, formando o segredo do cadeado.


É por esse motivo que toda a chave conta com uma parte irregular, conhecida como “serrilhada”, já que são essas ranhuras que farão com que os pinos sejam empurrados para a altura correta. Dessa maneira, liberam a trava e permitem a abertura do cadeado.


Isso ajuda a explicar porque uma mesma chave não pode abrir mais que um cadeado, já que cada um dos dispositivos é acompanhado de um segredo diferente. Assim, impede-se que qualquer chave o abra, garantindo mais segurança.


Além disso, esse sistema é o mesmo utilizado nos cadeados com senha (explicamos sobre ele mais adiante). Contudo, ao invés de uma chave, quem faz a movimentação dos pinos são os números inseridos no equipamento, que farão eles se movimentarem até todos estarem na altura correta para liberar o gancho.


Leia também:

Fechadura tetra: uma ótima opção de custo-benefício para o seu cliente


Tipos de cadeados: conheça todas as variedades

Uma das vantagens de trabalhar com a venda de cadeados é que eles são itens versáteis e com diversas versões no mercado. Por isso, o consumidor tem à disposição diferentes modelos que se adaptam conforme a sua necessidade, seja em casa, no trabalho ou na academia.

 

Portanto, é muito interessante que você conheça todas essas variedades de cadeado e procure ter todas elas no estoque da sua loja para atender bem ao cliente e fechar a venda. Separamos abaixo os tipos de cadeados existentes. Acompanhe!


Cadeados para bicicleta: 

Qualquer ciclista, independente da frequência da utilização da bicicleta, precisa apostar em um cadeado para proteger a magrela. Isso porque é cada vez mais frequente a instalação de bicicletários, principalmente em locais públicos, para que o usuário possa deixá-la estacionada por alguns instantes e onde ela permaneça travada e menos vulnerável.


Na hora de escolher um cadeado para sua bicicleta, é importante ficar atento a diversos fatores como a resistência, o peso e a facilidade de utilização. Nesse sentido, há diferentes opções, como cadeados em U, corrente ou de cabo. Mas são mais difíceis de serem transportados. Por isso, a dica é um cadeado tradicional, de 30mm, que supre a necessidade do ciclista, além de ser prático e fácil de levar no bolso ou na mochila. 


 Cadeados para motos: 

Assim como as bicicletas, as motos também precisam contar com a proteção de um cadeado no dia a dia. Há no mercado cadeados para moto com cabos flexíveis, rígidos, com fechadura de chave ou segredo.


Dessa forma, são produtos resistentes para que possam ser fixados em outros lugares ou nos aros para travar a roda. Também precisam ser portáveis, para que possam ser levados em mochilas e baús.


Cadeados para mala: 

Quem viaja de ônibus ou avião, onde é necessário despachar a bagagem, não pode desconsiderar a importância de um cadeado para a mala. Extravios e furtos são problemas comuns enfrentados por viajantes.


Nesse sentido, vale ressaltar que estes crimes acontecem tanto antes do despacho das malas, nas áreas comuns do terminal, até após, quando seus volumes já estão sob os cuidados da companhia aérea, na área restrita.


Dessa maneira, o melhor cadeado para a mala de viagem é aquele que mantém seus itens protegidos o tempo todo. Ele deve também ser aberto com facilidade, mas só por você. Além disso, como esse cadeado precisa passar pelas argolas dos zíperes da sua mala, é importante ver o tamanho correto.


Mas o mais importante é contar com um cadeado adequado às normas de segurança. Se o cliente for viajar, principalmente para os Estados Unidos, ele precisa de um cadeado fabricado conforme a Transport Security Administration (TSA). Ela é o órgão americano que faz a segurança de todos os meios de transporte do país. Em parceria com duas empresas especializadas, a instituição criou um cadeado para mala de viagem especial, o TSA approved (aprovado pela TSA, em inglês).



Portanto, o dono da mala pode abri-la com uma combinação específica do cadeado. Além disso, autoridades também podem por meio de uma chave mestra, sem quebrá-lo, caso a bagagem seja inspecionada. Assim, ela segue viagem segura e você não perde o cadeado.


Cadeados para portão: 

Esse é o modelo mais conhecido pelo consumidor e também é uma das finalidades mais usadas pelas pessoas. Isso para proteger residências, onde geralmente o portão é grande e precisa de um cadeado que cumpra com a função de proteção.


Por isso, é recomendado que o cadeado seja resistente contra arrombamentos. Além do mais, que seja grande e feito de material duro e resistente, como os de latão, material de alta qualidade e robustez, perfeito para atender a diferentes necessidades e levar ainda mais tranquilidade para o cliente.


Nesse caso, a dica para o cliente é apostar no modelo simples e tradicional de cadeado com chave. É o mais utilizado pelos brasileiros, sinônimo de proteção e com um preço acessível e facilidade de uso. Além disso, o cadeado com chave acompanha, normalmente, de 1 a 3 chaves reservas, levando mais segurança caso a chave principal seja perdida.


Cadeados para armário: 

Esse também é um dos modelos mais procurados pelos consumidores e você precisa ter opções no seu estoque para não deixar o cliente na mão. Até porque pode ser usado em casa, no armário do trabalho, na academia, na biblioteca.


Como a sua finalidade é para locais coletivos, a recomendação é usar um modelo colorido, longe do tradicional, para que fique mais fácil de encontrar após o treino, por exemplo. Nesse caso, se for o modelo com código, melhor ainda. Isso evita que o cliente fique carregando chave e até mesmo reduz a chance de perdê-la. Imagine o transtorno! Sendo assim, recomende esse modelo para o seu cliente.


Mas, se mesmo assim, ele preferir uma versão mais tradicional, é possível contar com cadeados em alumínio, que unem estilo, qualidade e variedade. Alguns modelos estão disponíveis em cores como azul, vermelho e preto para combinar com a personalidade do cliente. Além disso, acompanham três chaves. Isso permite deixar uma como reserva caso a principal seja esquecida em algum lugar.


Por último, eles são ideais também para gavetas e pequenos cofres.


Cadeados com alarme: 

É uma excelente opção para locais públicos, protegendo bicicletas, motos e armários, por exemplo. Mas também pode ser facilmente adaptada em portões de casas ou empresas.


Normalmente, a sua tecnologia faz com que um alarme sonoro de 110 decibéis seja acionado ao menor movimento ou impacto de tentativa de abertura. Ou seja, ele dispara antes que ocorra o arrombamento, dificultando ainda mais para quem esteja tentando violar o cadeado.


Além disso, o sistema possui uma chave própria, ou seja, impossibilita qualquer tipo de cópia. E também é resistente à chuva e seu funcionamento ocorre com baterias. Por último, permite que seja usado sem o alarme.


Cadeados com segredo: 

Trata-se de um dos modelos mais interessantes de cadeados e que certamente o seu cliente terá curiosidade em saber como funciona. Dessa forma, poderá considerar a compra caso entenda corretamente a sua funcionalidade e benefício.


A grande vantagem é que um cadeado com segredo numérico une segurança e praticidade, dispensando a necessidade de chaves para abrir e fechar. Nesse sentido, é ideal para quem vive esquecendo as coisas, podendo, dessa forma, contar com essa facilidade.


As numerações variam de três até seis dígitos. Dessa forma, permitindo até dez mil combinações diferentes. Na versão analógica, por exemplo, o consumidor escolherá a senha ao rodar uma pequena roda numerada, formando, assim, o segredo do cadeado.


Além disso, trata-se de uma excelente opção para empresas e onde mais do que uma pessoa precisa destravar o cadeado. Desta forma os funcionários podem abrir ou fechar sem precisar ter um monte de chaves no bolso.



Cadeados biométricos:

Uma das opções mais recentes no mercado são os cadeados biométricos, ou seja, que são travados e destravados após o reconhecimento da digital do proprietário do dispositivo. Dessa forma, faz com que o consumidor não precise se preocupar com chave roubada ou copiada e muito menos com a possibilidade de esquecer a sequência numérica.


Alguns modelos disponíveis no mercado oferecem a possibilidade de salvar até 10 diferentes digitais direto no cadeado. Quando não houver nenhuma digital salva no cadeado, o consumidor poderá destravá-lo com qualquer dedo. Algumas até contam com aplicativos que oferecem essa tecnologia.


Além disso, são leves, resistentes à água e a poeira e reconhecem e desbloqueiam o cadeado em 1 segundo e consomem pouca energia, com autonomia de 1800 a 2000 movimentos de fechamento e abertura a cada troca de bateria.


Viu como os cadeados se adaptam conforme a necessidade do cliente? Por isso, procure ter na sua loja essa variedade de versões. Dessa forma, será muito mais fácil atender o consumidor com o produto que ele realmente precisa.


Leia também:

Mola aérea: dispositivo que vai otimizar a abertura e fechamento da porta do seu cliente


Opções de chave para cadeados tradicionais

Além de todas essas opções que mostramos acima, o cadeado tradicional, com chave, é a versão com mais apelo comercial e possibilidade de movimentação na sua loja. É um item prático, conhecido e mais barato. Portanto, invista mais nesse dispositivo.


Diante disso, é importante você conhecer os tipos de chaves para esses cadeados tradicionais. Saiba mais.


  • Chave yale: É a versão mais usada em cadeados e também em fechaduras domésticas. A sua trava de segurança conta com a

utilização de quatro a oito pinos para destravar o cadeado.

  • Chave tetra: É uma das chaves mais seguras que existem. Como o nome indica, a chave tetra possui 4 segredos, ou seja, 4 lados

com “dentinhos”. Dessa maneira, é usada em cadeados maiores e resistentes, ideais para portas de entrada, portas maiores ou comércios e garagens.

  • Chave multiponto: Essa versão conta com 12 pontos de travamento, onde o segredo é gravado em sua superfície. É uma das

chaves mais resistentes contra a ação da chave micha ou qualquer outro tipo de abertura indevida. Ideal também para portões ou lugares que precisam de uma maior segurança.

  • Chave mestra: Trata-se de uma chave capaz de abrir diferentes fechaduras ou cadeados, sejam eles de portas, janelas, armários,

entre outros. Entretanto, não significa que ela abre todas as fechaduras possíveis. Ela faz isso em fechaduras de um mesmo sistema, como em uma empresa, por exemplo.


Como vimos, os cadeados são formados por pinos e molas em sequência. Quando a chave certa é inserida, os dentes alinham os pinos e destravam a tranca. Dessa forma, uma chave mestra possui pinos extras para vários alinhamentos. Ou seja, adaptar o mecanismo para uma mesma chave extra faz desta uma chave mestra.

 

Materiais dos cadeados

Como apresentamos no início desse guia, a qualidade de um cadeado pode ser medida pelo material da sua fabricação. Por isso, os melhores cadeados são aqueles produzidos em latão, aço, alumínio e zamac, característicos por serem materiais mais resistentes. Além do mais, possuem garantia de durabilidade adequada e alta resistência para proteger o que o seu cliente precisa.


Os modelos mais tradicionais de cadeados com chave são normalmente fabricados em latão. Mas também há modelos em alumínio, que são resistentes e mais leves. Outra versão são os cadeados em zamac, que é uma composição que leva magnésio, cobre, alumínio e zinco, ou seja, materiais nobres e com excelente durabilidade.


Dessa forma, ambos os materiais garantem resistência à água, principalmente da chuva, como é o caso de cadeados em portões e janelas.

E não se esqueça: tenha na sua loja somente cadeados de qualidade, de marcas reconhecidas e com tradição no mercado.


Leia também

Cadeados em latão maciço: do tamanho da sua necessidade

 

Tamanho dos cadeados

Um dos principais critérios para compra de um cadeado é o seu tamanho. Ele é que ditará a funcionalidade que o cliente deseja dar para o dispositivo. Por isso, é importante você saber que cada cadeado possui uma classificação diferente, marcado com um número que indica o tamanho do corpo do produto.

 

Por exemplo: você encontrará como LT 20, ou seja, esse modelo possui um corpo de 20mm (20cm), enquanto um LT 60 tem um corpo de 60mm (60cm). Essa marcação está na embalagem e também marcado no corpo do cadeado, facilitando a identificação também em caso de necessidade de troca.


Assim como o material de fabricação, o tamanho do corpo do cadeado também influencia diretamente na segurança: quanto maior ele for, mais difícil será de arrombá-lo. Deve-se conhecer, além disso, os requisitos mínimos exigíveis para fabricação, segurança e funcionamento de cadeados acionados por chave.


 Saiba como cada versão se aplica no dia a dia para o cliente

  • 20 a 25mm: proteção mais leve, recomendado para pequenos objetos, gavetas ou armários;
  • 30 a 50mm: é uma versão com nível de segurança médio, indicado para portões, bicicletas e motos;
  • 50 a 70mm: é o que de mais relevante em segurança tem no mercado. Por isso, é recomendado para portões externos de casas e lojas.

 

Ajude o seu cliente a escolher o cadeado ideal

Para contribuir ainda mais com a jornada de compra do seu cliente, separamos algumas perguntas que você pode fazer e indicar o cadeado certo. Confira abaixo!


Qual será o uso do cadeado? 

Para vender o cadeado certo, você precisa saber para qual finalidade o cliente deseja o dispositivo. Ao longo do texto, você percebeu que existem diversos modelos de cadeados que se aplicam conforme a necessidade. 


Por isso, não faz sentido o cliente levar um cadeado grande, tradicional, com chave, se ele utilizará na porta do armário da academia, por exemplo. E você é fundamental para orientá-lo quanto aos modelos corretos e que melhor vão garantir a usabilidade ao consumidor.


Qual o tamanho do item que irá utilizar o cadeado? 

Será que o cliente pretende usar em um portão externo? Janelas? Ou para prender a bicicleta em um bicicletário? É importante saber o que o cliente deseja proteger e o seu tamanho a fim de utilizar um cadeado com o tamanho adequado.


Qual é o nível de segurança necessário?

Geralmente, quem opta por um cadeado é porque sente a necessidade de proteger algum imóvel ou itens de valor. Mas é possível mensurar o nível de segurança que ele precisa. 


Por exemplo: portões externos tendem a demandar mais proteção do que o armário no ambiente de trabalho. Dessa forma, o cadeado e o material do cadeado é que servirão como parâmetro.


O cadeado será para proteção de objetos, meios de transporte, portas? 

Os cadeados são versáteis e são adaptados para várias situações. Dessa forma, há modelos que são mais interessantes para quem precisa proteger a sua bicicleta ou moto no dia a dia, portas e janelas de uma residência ou armários e malas de viagem. 


Nesse sentido, s há um cadeado ideal em cada uma dessas situações. Portanto, conheça mais sobre a finalidade que o cliente pretende dar ao equipamento.


Qual material desejado? 

Não faz sentido usar um cadeado tradicional, com chave, para proteger a mala da viagem das férias com a família. Para essas situações, existem cadeados de alumínio ou zamac, que são coloridos e equipados com sequência numérica, uma funcionalidade bastante procurada pelo consumidor.


Cadeados é com a Soprano


Proteção para tudo o que importa. É assim que a Soprano trabalha com uma linha de cadeados que levará mais segurança e praticidade para o seu cliente. Até porque sabemos que é preciso se sentir seguro para confiar. Por isso, nossa linha de cadeados é a ideal para levar a tranquilidade que o consumidor procura.


Contamos com cadeados de alta qualidade, com matéria-prima resistente, perfeito para atender a diferentes necessidades do cliente. Além das versões tradicionais, a Soprano oferece modelos coloridos que unem estilo, qualidade e variedade, em modelos que utilizam chave ou segredo numérico.


Conte com a Soprano! 


Para manter a sua loja ainda mais completa, confira as nossas dicas para vender

fechaduras elétricas com mais assertividade aos seus clientes!


Publicado por Soprano, dia 04/02/2021

Ficou com alguma dúvida?

Fale Conosco